Saúde

20 de dezembro de 2019 17:38

Segunda etapa do Mutirão de Cirurgias registra 136 procedimentos no primeiro dia

Cidade da Saúde ficará montada no Papódromo, Vergel do Lago, até sábado (21)

↑ Para agendar cirurgias, pacientes passam por exames (Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas)

Iniciada na quinta-feira (19), a II etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas agendou 136 procedimentos no primeiro dia. Promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), a ação continua até este sábado (21), a partir das 7h, no Papódromo, localizado no Vergel do Lago, em Maceió.

Para atender com eficiência e agilidade os usuários, o número de médicos atuando é o dobro do registrado na I etapa do Mutirão de Cirurgias, realizado no início deste mês, no bairro Benedito Bentes, também em Maceió. E o número de fichas diárias para a triagem passou de 300 para 350 por dia.

Entre os procedimentos agendados está o de correção de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, além de retirada de mioma e de pedra na vesícula. Geonice Peixoto, assessora técnica da Sesau, ressaltou que, durante a ação, o paciente realiza um ciclo completo com todos os exames pré-operatórios. “São etapas que tomavam muito tempo do paciente e que puderam ser feitos em um período apenas”, reforçou.

Beneficiados

Para o aposentado José Vieira dos Santos, de 63 anos, o Mutirão de Cirurgias Eletivas é importante porque, há anos, ele esperava para agendar o procedimento. “Fui muito bem atendido e pude agendar minha cirurgia sem complicação”, destacou.

Já para a dona de casa Lenilda dos Santos, o mutirão foi à conclusão de uma luta que a acompanhou nos últimos seis anos. “Desde o nascimento do meu filho Samuel, foi identificada uma hérnia que precisava de uma intervenção cirúrgica. Depois de seis anos, finalmente consegui agendar essa cirurgia e estou muito feliz com a atenção que recebi de todos”, ressaltou.

Espaço Primeira Infância

E os usuários que chegam ao Mutirão de Cirurgias Eletivas, acompanhados de seus filhos, não precisam se preocupar. Isso porque foi montado um espaço da Primeira Infância onde as crianças podem brincar. No local, elas também recebem orientações sobre saúde bucal. “Aproveitamos o momento para realizar esse trabalho de educação”, ressaltou o odontólogo da Sesau, Eraldo Andrade.

III etapa

O mutirão retomará suas atividades a partir da segunda quinzena de janeiro, com ações marcadas para os bairros Benedito Bentes e Jacintinho. “Serão cinco mil cirurgias realizadas em pacientes da capital e do interior, beneficiando a população e diminuindo a fila de espera em todo o Estado”, reforçou Geonice Peixoto.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Fabiano Di Pace

Comentários

MAIS NO TH