Saúde

SMS abre inscrições para curso sobre cuidados com pacientes renais

Profissionais interessados em participar do treinamento devem garantir sua inscrição por meio do Sistema Integrado de Educação Continuada em Saúde (Siecs)

Por Assessoria 14/12/2019 20h49
SMS abre inscrições para curso sobre cuidados com pacientes renais
Reprodução - Foto: Assessoria

A Gerência de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na próxima quarta-feira (18), de 8h às 15h, o curso “Qualificação em Cuidado ao Paciente com Doença Renal Crônica”. A capacitação, que ocorre no auditório da SMS, é direcionada a médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuam na Atenção Básica do município.

Os profissionais interessados em participar do treinamento devem garantir sua inscrição por meio do Sistema Integrado de Educação Continuada em Saúde (Siecs): https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/, no site da SMS. A inscrição deve ser feita até a meia-noite do dia 17 de dezembro.

Segundo Andréa Barboza, Gerente de Atenção às Doenças Crônicas da SMS, o objetivo da capacitação é orientar os profissionais sobre o tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos por doenças crônicas. “Esse curso faz parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento técnico-científico necessário à apropriada realização das práticas de prevenção, informação, tratamento e acompanhamento dos usuários do SUS”, afirma.

A doença renal crônica

As doenças renais crônicas afetam tanto a estrutura quanto a função dos rins, tendo múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. É uma doença de curso prolongado e com evolução muitas vezes assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o principal tratamento imediato é a hemodiálise.

Os principais fatores de risco para das doenças renais são a hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença no aparelho circulatório, histórico de doença renal crônica na família, tabagismo e uso de agentes nefrotóxicos, que são remédios que fazem mal aos rins, tais como: anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos, analgésicos, entre outros.