Saúde

16 de novembro de 2019 12:32

Pilates pode ajudar no controle do diabetes tipo 2

Estudo apontou que capacidade funcional melhorou e o exercício até ajudou no controle da glicemia

↑ (Foto: Plínio Bismarck)

O diabetes é um grave problema de saúde pública, que atinge 7% de toda a população brasileira. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ele atinge mais de 12,5 milhões de pessoas no nosso país.

O Atlas de Diabetes, publicado a cada dois anos pela Federação Internacional de Diabetes, divulgou na quarta-feira (14) um relatório que torna a situação do Brasil ainda mais complicada.

Segundo o documento, houve um crescimento de 31% da doença – enquanto no restante do mundo a taxa ficou na média de 9%. E ele deixa evidente a questão pública quando revela que cada diabética brasileiro custa, em média, mais de 13 mil reais por ano.

Mas dá para amenizar: outro estudo, realizado por pesquisadores pernambucanos da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), chegou a conclusão de que o pilates pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2. Eles acompanham 22 mulheres acima de 65 anos, durante três meses, e verificaram que a capacidade funcional delas melhorou e o exercício até ajudou no controle da glicemia. O estudo foi divulgado em julho do ano passado, pelo The Journal of Strength & Conditioning Research.

Fonte: Metro Jornal

Comentários

MAIS NO TH