Saúde

1 de novembro de 2019 18:02

Bienal do Livro: Saúde leva serviços para as ruas do Jaraguá

Público também terá acesso a diversos serviços e ações da Secretaria Municipal de Saúde

↑ Ações da SMS integram programação da Bienal do Livro no bairro histórico de Jaraguá (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

A partir desta sexta-feira (1º), as ruas e prédios do Jaraguá recebem a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. E além de poder mergulhar no mundo dos livros e da cultura, o público também terá acesso a diversos serviços e ações da Secretaria Municipal de Saúde durante os 10 dias de evento, no Estacionamento do Jaraguá.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o objetivo é levar ações de saúde para mais perto do público que visitará o evento. “Nós estamos sempre procurando aproximar os serviços dos nossos usuários. E essa é uma oportunidade de levar prevenção, diagnóstico precoce e conscientização para o público, com os nossos profissionais, em um ambiente que oferece muito conhecimento”, destaca.

Na segunda-feira (4), das 9h às 17h, a Gerência de Saúde Bucal levará aos participantes do evento orientações de higiene bucal, escovação supervisionada e teatro de fantoches com a temática da área.

Já na terça (5), no mesmo horário, a Rede de Urgência e Emergência da SMS ofertará verificação de Pressão Arterial e Glicemia Capilar, noções de primeiros socorros e outras atividades. Na terça (5) e quarta (6), das 17h às 22h, o Consultório na Rua apresentará experiências, banners, vídeos e o projeto maleta juventude.

Também na quarta-feira (6), das 9h às 17h, as coordenações de Saúde da Criança, Adolescente, do Homem e do Idoso, levarão orientações educativas e panfletagem.

A coordenação de Saúde da Mulher apresentará na quinta-feira (7), das 9h às 17h, o consolidado das ações do Maceió Rosa e trabalhos realizados pelas equipes. A Coordenação dos Distritos Sanitários e de Atenção Básica levará trabalhos manuais realizados pela comunidade, oficinas de dedoche e pintura gestacional. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) realizará massagens, alongamentos, danças, práticas corporais e ofertas de brindes para os participantes.

Na sexta-feira (8), 8h às 12h, a Gerência de Atenção Psicossocial divulgará os serviços municipais na área, além de expor os trabalhos realizados em oficinas. O Coral do Noraci Pedrosa, as Fridas do Caps Sadi Carvalho, o Teatro do Caps Rostan Silvestre e outras coisas grupos formados pelos usuários do serviços apresentarão no espaço.

A Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais contará ainda, todos os dias, das 10h às 12h, com oficinas e, das 14h às 20h, com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em que o público será orientado sobre as formas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e poderá realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

Na sexta-feira(8) das 10h às 17h, no auditório da Associação Comercial, acontece o Seminário de Formação Interprofissional em Saúde: Possibilidades e Desafios. O evento é voltado para os profissionais que atuam no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) da Ufal, Uncisal e Cesmac. As inscrições podem ser feitas neste link.

A Bienal do Livro conta com apoio da Prefeitura de Maceió e é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal), e traz o tema “Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia”.

Fonte: Ascom SMS / Texto: Graziela França

Comentários

MAIS NO TH