Saúde

23 de outubro de 2019 22:15

Associação dos Fibromiálgicos e Uncisal promovem ação de saúde e conscientização

Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura

↑ Divulgação

A Associação dos Fibromiálgicos de Alagoas – Afibal, em parceria com Liga Acadêmica do Estudo da Dor (Laed), da Uncisal, realiza uma Ação de Saúde, no sábado (26), na Academia de Polícia Militar, das 13 às 17 horas. Na programação, uma palestra sobre a Síndrome da Fibromialgia, além de aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar e atendimento clínico.

O objetivo, além de prestar serviços na área de saúde, é informar e conscientizar a sociedade sobre o que é a fibromialgia, uma doença invisível, que dentre os muitos sintomas tem na dor generalizada o principal deles.

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia carrega sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais, entre outros sintomas. Uma característica da pessoa com a doença é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A presidente da Afibal, Arivane Costa explica que o evento é gratuito e convoca a sociedade a se engajar nesta causa por meio da informação e participação. “Por meio de ações como essa, estamos lutando para que a doença deixe de ser invisível e para que os portadores entendam que não estão sós no mundo”, diz Arivane, ao defender políticas públicas com atendimento e medicação pelo SUS. A Academia da Polícia Militar de Alagoas fica na Avenida Assis Chateaubriand.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH