Saúde

1 de outubro de 2019 13:17

Outubro Rosa: prefeitura lança campanha Maceió Rosa 2019

Principal objetivo desta edição é chamar atenção para o autodiagnóstico e amor próprio

↑ Lançamento Maceió Rosa 2019. Foto: Sandro Lima

A Prefeitura de Maceió lançou na manhã de hoje (1º), a campanha Maceió Rosa 2019, que faz referência ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O lançamento ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a participação do prefeito Rui Palmeira, da primeira-dama Tatiane Palmeira, idealizadora da campanha, além de autoridades e instituições parceiras.

O Maceió Rosa 2019 que está na sua sexta edição promove o acesso aos serviços de Saúde da mulher e, durante todo o mês de outubro, realiza atividades educativas, esportivas, culturais, promocionais e motivacionais, em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Com o slogan “Quem tem amor-próprio se cuida”, o principal objetivo da campanha deste ano é chamar a atenção para o autoconhecimento, o olhar individualizado de cada pessoa sobre o próprio corpo como forma de se prevenir, de adotar hábitos saudáveis e de buscar fazer os exames preventivos de detecção do câncer de mama.

Durante o lançamento, a idealizadora e coordenadora da campanha, primeira-dama, Tatiane Palmeira, ressaltou a importância de a mulher conhecer seu próprio corpo e fazer o autodiagnóstico. “Sou uma pessoa muito empolgada com a causa, até mesmo antes de ter câncer. Cada ano a gente pode fazer uma campanha melhor que consiga alcançar mais e mais mulheres, porque o câncer a gente só vence através da prevenção e da descoberta precoce. Então esse ano a gente trouxe como tema da campanha o autocuidado. Então quem tem amor próprio se cuida, e quem faz o autoexame tem grandes chances de detectar mais precocemente, então é um alerta geral à população”, ressaltou Tatiane Palmeira.

A campanha Maceió Rosa executada pela (SMS), conta com a participação de todos os órgãos da Prefeitura que contribuirão com atividades assistenciais, esportivas, de lazer e culturais que envolvem, Assistência Social (Semas), Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), Educação (Semed), Comunicação (Secom) e Governança (GGov), além da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

Desde a primeira campanha lançada em 2014, até o ano passado, o Maceió Rosa tem mobilizado milhares de mulheres a fazer os exames no mês de outubro. Nesse período, foram feitas 21.452 mamografias durante as campanhas. Mas o autoconhecimento é imprescindível para detectar alguma anormalidade na mama, já que é possível fazer o diagnóstico precoce apenas com o autoexame. Segundo o prefeito Rui Palmeira, a palavra de ordem é a prevenção.

“As mulheres precisam fazer o autoexame e procurar o mais rápido possível tratamento, porque a gente sabe que quando o câncer é detectado ainda no início, a chance de cura é muito maior. Então é importante que caso a mulher note alguma diferença ela procure imediatamente uma unidade de saúde onde ela será encaminhada a fazer um exame de mamografia e se for confirmado um câncer, ela iniciará o tratamento o mais rápido possível”, explicou Rui.

Lançamento Maceió Rosa 2019. Foto: Sandro Lima

Cidade Sinalizada

Muitos pontos estratégicos localizados em toda a capital ganharam iluminação cor de rosa. Ainda segundo o prefeito, tudo foi muito bem planejado com o objetivo de chamar atenção da população, sobretudo das mulheres. “Essa sinalização não é à toa. A gente precisa transformar a cidade com essa onda cor de rosa para lembrar as mulheres da importância de fazer o autoexame. E caso havendo alguma anormalidade procurar uma das nossas unidades de saúde”, informou.

Como ajudar a campanha Maceió Rosa?

Durante todo o mês de outubro a Prefeitura de Maceió, em parceria com a Casa Rosa e o Grupo de Mama Renascer, promovem, atividades alusivas à campanha Maceió Rosa 2019. E qualquer pessoa pode participar ou colaborar com a campanha das seguintes formas:

  • Doação de roupas, calçados, bijuterias e eletrodomésticos em bom estado;
  • Doação de cestas básicas, curativos e fraldas;
  • Ser voluntário e ajudar na distribuição de lanches e nas visitas as paciente, por exemplo. Ou doar mais que seu tempo. As instituições também necessitam de ajuda capacitada, como a atuação de profissionais de áreas como publicidade ou gestão que possam ajudar na criação de projetos para a geração de renda das associadas;
  • Se for lojista, pode fazer parcerias e reservar 10% das vendas de dois dias de uma liquidação, por exemplo, e doar para as instituições. Os dois lados saem ganhando.
  • Comprar a camisa do Maceió Rosa. Toda renda será revertida às instituições que participam da campanha.

Ainda durante todo o mês, as secretarias municipais estarão recebendo lenços que serão doados às entidades participantes e distribuídos às mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

Confira as principais atividades do Maceió Rosa 2019

A programação  inclui ações de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama em diferentes locais da cidade, e a realização de exames em mulheres de 50 a 69 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Dia 1 (terça-feira) – Café da Manhã de Lançamento da Campanha Maceió Rosa

Hora: 8h;

Local: Sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Dia 7 (segunda-feira) – ELA PODE: Capacitação em Empreendedorismo para Mulheres do Centro Pesqueiro

Hora: 14h às 18h;

Local: Associação Comercial – Jaraguá.

Dia 10 (quinta-feira) – Feira de Serviços (Saúde; Odontologia, Nutrição, Dermatologia, Bem Estar e Lazer; Direitos, Cidadania e Trabalho; Psicologia; Espaço Kids; Cultura e Lazer).

Hora: 9h às 17h;

Local: Escola Nosso Lar Levada.

Dia 12 (sábado) – Corrida Rosa

Hora: 19h;

Local: Praça Multieventos.

Dia 13 (domingo) – Outubro Rosa no Mar

Hora: 7h30;

Local: Rua Fechada – Ponta Verde.

Dia 17 (quinta-feira) – Feira de Serviços (Feira de Serviços (Saúde; Odontologia, Nutrição, Dermatologia, Bem Estar e Lazer; Direitos, Cidadania e Trabalho; Psicologia; Espaço Kids; Cultura e Lazer).

Local: Escola Frei Damião – Benedito Bentes;

Hora: 8h às 17h.

Dia 23 – Dia “D” (quarta-feira) – Feira de Serviços (Saúde; Odontologia, Nutrição, Dermatologia, Bem-Estar e Lazer; Direitos, Cidadania e Trabalho; Psicologia)

Hora: 8h às 17h;

Local: Calçadão do Centro do Comércio.

Dia 30 (quarta-feira) – Saia Arrochada (Bate papo sobre o câncer de mama sob diferentes olhares).

Local: Cine Arte Pajuçara.

Confira a programação completa do Maceió Rosa 2019 aqui.

 

 

 

Fonte: Tribuna Hoje / Daniele Soares

Comentários

MAIS NO TH