Saúde

19 de setembro de 2019 17:53

Vida Nova nas Grotas faz mais de 1.300 atendimentos na Grota Eldorado

Ação promovida pela Sesau ocorreu nesta quinta-feira (19), das 9h às 13h

↑ Técnica da Sesau explica o que são as ISTs, como preveni-las e tratá-las (Foto: Olival Santos / Ascom Sesau)

Oferecendo serviços de aferição de pressão arterial e glicose, teste rápido para diagnóstico de sífilis e HIV, além de vacinas para atualização do calendário de imunização, o programa Vida Nova nas Grotas realizou mais uma edição nesta quinta-feira (19), na comunidade Eldorado, bairro do Feitosa, em Maceió. Ao final da ação, que ocorreu das 9h às 13h, foram realizados 1.306 atendimentos.

A iniciativa reuniu dezenas de pessoas da comunidade, que receberam a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em uma tenda montada no local. Segundo a assessora técnica da pasta, Elma Liliane de Araújo, as ações acontecem semanalmente, sempre em uma comunidade diferente da capital alagoana.

“Levamos o programa para comunidades vulneráveis, disponibilizando informações para os moradores, por meio de ações educativas e exames de diagnóstico. Desse modo, asseguramos o acesso a saúde básica para moradores de comunidades carentes, que residem nos mais longínquos lugares de Maceió”, salientou Elma Liliane de Araújo.

Durante a ação, foram realizadas palestras sobre IST [Infecções Sexualmente Transmissíveis], controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, além de cuidados com a saúde bucal e nutrição. “São temas importantes que precisam ser repassados à população de forma técnica, levando a informação correta para as pessoas”, reforçou a assessora técnica da Sesau.

Beneficiadas – Beatriz Santos, de 9 anos, participou do Vida Nova nas Grotas e, atentamente, recebeu as orientações do odontólogo da Sesau, Eraldo Andrade. De forma lúdica e didática ele mostrou que é necessário escovar os dentes após as refeições e antes de dormir. “Com a ajuda do dentista, pude aprender como escovar os dentes da forma correta”, entusiasmou-se.

Já Aline Araújo não perdeu a oportunidade e atualizou o calendário vacinal de seus três filhos. “Pude garantir a saúde e segurança dos meus filhos bem próximo à minha casa. Tudo feito de uma forma rápida e tranquila. Espero que, ações como essas, se tornem rotina”, declarou.

Fonte: Ascom Sesau/AL / Texto: Fabiano Di Pace

Comentários

MAIS NO TH