Saúde

11 de agosto de 2019 10:21

Após 19 anos, Alagoas registra um caso de Sarampo

Confirmação foi dada pela Sesau; notificação é de um homem de 27 anos

↑ Prevenção ocorre principalmente por meio da vacinação (Foto: Reprodução)

Arapiraca registra um caso de sarampo após 19 do estado de Alagoas ter casos da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) neste sábado (11). Segundo o órgão, um homem residente em Arapiraca viajou a Salvador, já apresentando os primeiros sintomas. Ele tem 27 anos e com situação vacinal desconhecida.

De acordo com a nota da Sesau,  desde o ano 2000 não havia registro da doença no Estado. Com base na confirmação, o órgão tomou uma série de medidas de controle da doença, entre elas, “a realização de bloqueio em até 72 horas, com vacinação de todos os contatos do caso suspeito” e “vacinação de grupos de risco, tais como profissionais da saúde, do ramo do turismo, setor hoteleiro e de transporte”.

A Doença

A doença é altamente contagiosa. Pode ser transmitida pela respiração, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Para evitar a doença é sugerido que o paciente lavem às mãos adequadamente, se proteja contra o espirro e evite locais aglomerados. O paciente que for diagnosticado com a doença deve ficar em seu domicílio.

Vacina

Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) nos postos da rede pública de saúde em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Fonte: Da redação

Comentários

MAIS NO TH