Saúde

6 de agosto de 2019 17:44

Unidade de Saúde José Tenório faz ação de prevenção contra hepatites

Ação além de realizar os testes rápidos, divulgou informações sobre sintomas e sinais da doença

↑ (Foto: Equipe – US José Tenório)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório (Serraria), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira promoveram na segunda-feira (5), uma mobilização de prevenção às hepatites virais. A ação além de realizar os testes rápidos, divulgou informações sobre sintomas e sinais da doença através de palestras e distribuição de panfletos.

Para Monysy Sarmento, diretora da UBS José Tenório, essas ações têm como estratégia mobilizar e conscientizar a população quanto aos cuidados com a doença visando um diagnóstico precoce e tratamento para as IST’s, Aids e Hepatites Virais.

Cerca de 40 pessoas entre usuários, familiares e profissionais do Capsi participaram da ação educativa por meio palestras e realização de testes rápidos com os profissionais da UBS José Tenório.

Prevenção

A vacinação é uma das formas de prevenir a hepatite B, além da realização de testes rápidos. As hepatites mais comuns no Brasil são os tipo A, B e C. A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura.

Muitos casos de hepatites são assintomáticos, com apenas manifestação de tosse, febre, por isso, muitas pessoas não procuram as unidades de saúde, porém essa é uma doença que ainda mata bastante. Por ser silenciosa, a doença pode ficar encubada no corpo por dias, meses ou anos sem apresentar sintomas para o paciente e podendo ser transmitidas para outras pessoas.

No município, o tratamento da doença é feito pelo Serviço de Assistência Especializada dr. Marcelo Constante (SAE) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), o Bloco I do Pam Salgadinho e Hospital Dia do Hospital Universitário professor Alberto Antunes.

Fonte: Ascom SMS / Texto: Ana Cecília da Silva

Comentários

MAIS NO TH