Saúde
Período chuvoso aumenta riscos de contrair leptospirose
Contato com água contaminada com a urina do rato pode levar à contaminação

Diante do período de chuvas em Alagoas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta a população sobre os riscos de contrair a leptospirose, que pode trazer consequências graves para o indivíduo, inclusive levando à morte.
Segundo o assessor técnico do Núcleo de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, Carlos Eduardo da Silva, a leptospirose se caracteriza como uma infecção transmitida principalmente pela urina de roedores, especialmente durante o contato com água contaminada.
“A doença é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de ratos. Por isso, é importante evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas”, explicou Carlos Eduardo da Silva.
Entre os sintomas da leptospirose destacam-se a febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. “O tratamento e diagnóstico da leptospirose podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde da Atenção Básica”, explicou o assessor técnico do Núcleo de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau.
Carlos Eduardo da Silva lembra que é necessário evitar o contato com água empossada nas ruas e resultante de enchentes. “O recomendado é não trafegar por estes lugares, mas, caso seja necessário, é importante andar com botas ou colocar bolsas de plástico nos calçados para evitar o contato da pele com a água das chuvas, que pode estar contaminada”, recomendou.
Dados da doença – De acordo com informações do Núcleo de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, foram confirmados 23 casos de leptospirose em Alagoas no primeiro semestre de 2019. No ano de 2018 foram computados 48 casos e em 2017, 72 pacientes foram diagnosticados com a doença.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
3Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
4Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
5Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo