Saúde

9 de julho de 2019 09:03

Terapia online é opção para pessoas que querem otimizar o tempo

Especialista fala sobre as vantagens do método, que já existe há 20 anos

↑ Psicólogo Vitor Luz lista critérios para terapia online

Os compromissos e a rotina corrida muitas vezes impossibilitam as pessoas de resolverem seus problemas emocionais em consultas presenciais com psicólogo. Porém, há mais de 20 anos a terapia online passou a ser uma opção para quem não tem tempo de ir até o consultório, mas anseia resolver os seus conflitos internos.

Sobre a terapia online, o TH Entrevista desta semana entrevistou o psicólogo Vitor Luz, que explicou que a terapia por meio de vídeo chamadas, chats ou e-mails devem ser realizadas apenas por profissionais habilitados.

“Quais os critérios devo estar atento na hora de escolher um Psicólogo Online? De acordo com a resolução 11/2018 que o Conselho Federal de Psicologia liberou, no artigo 3 consta que a prestação de serviços psicológicos referentes a esta Resolução está condicionada à realização de um cadastro prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia e sua autorização. No Art. 4° versa que o profissional que mantiver serviços psicológicos por meios tecnológicos de comunicação à distância, sem o cadastramento no Conselho Regional de Psicologia, cometerá falta disciplinar”, explicou o profissional.

Para Vitor Luz, as grandes cidades possuem psicólogos espalhados nos grandes centros empresariais, mas muitas empresas, por não compreenderam a importância da saúde emocional de seus colaboradores, não os liberam para serem atendidos e a distância se torna um dificultador do acesso ao atendimento psicológico. “Muitos empresários por estarem imersos em seus compromissos também não conseguem perceber a importância do desacelerar e compreender suas razões, sentimentos emoções. As donas de casa por sua vez por estarem sempre ocupadas, não conseguem encontrar um tempo para o autocuidado, pois sempre estão focadas no cuidado dos que estão a sua volta”, opinou o psicólogo.

“Por esses e por tantos outros motivos o atendimento psicológico online ganha mais força a cada ano. As sessões online são um pouco parecidas com o formato presencial, o acolhimento é o mesmo e a postura do psicólogo também. Os encontros se dão via chat, videoconferência ou emails, essa escolha vai depender da conectividade que o paciente possui com a internet e claro com sua habilidade com recursos tecnológicos”, falou.

 

Assista à íntegra da entrevista:

 

Fonte: Tribuna Independente

Comentários

MAIS NO TH