Saúde

28 de junho de 2019 19:59

Hemoal não abre para doação de sangue no feriado de São Pedro

Neste sábado (29), a unidade irá funcionar apenas para liberar sangue aos hospitais

↑ Hemoal Trapiche só irá funcionar internamente para liberar sangue no feriado de São Pedro (Foto: Assessoria)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Trapiche, não irá funcionar para doação de sangue neste sábado (29), feriado estadual em homenagem a São Pedro. O órgão, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), irá atuar em regime de plantão, apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades.

Na segunda (1º), as doações de sangue na Unidade Trapiche serão retomadas às 7 horas; assim como na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que voltará a abrir às 8h. Na unidade Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barboza, no Centro, o atendimento aos voluntários irá ocorrer a partir das 7h30.

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. Além destes pré-requisitos, segundo o Ministério da Saúde, é imprescindível comparecer aos postos de coleta portando um documento de identificação com foto.

Há impedimento para doador sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os voluntários que desejarem se tornar doadores regulares, devem respeitar um intervalo de três meses no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de dois meses.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH