Saúde

30 de maio de 2019 22:41

Saúde em Maceió realiza ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

Campanha traz esse ano uma abordagem sobre as doenças pulmonares que podem surgir por meio do consumo do tabaco

↑ (Foto: Ilustração)

Com o objetivo de orientar a população sobre os malefícios do uso do cigarro, o Programa Municipal  de Controle do Tabagismo realiza ações no Centro da cidade e em unidades de saúde, nesta sexta-feira (31), em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco.

Com o tema Tabaco e Saúde Pulmonar, a campanha traz esse ano uma abordagem sobre as doenças pulmonares que podem surgir por meio do consumo do tabaco.

Na parte da manhã, das 8h às 12h, o evento acontecerá no Centro da cidade, em frente às Casas Bahia, e contará com orientações sobre doenças relacionadas ao tabaco, aferição de glicemia e pressão arterial, informações nutricionais, realização de práticas corporais e atividades físicas e vacinação contra a influenza.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da USF São José, que fica no Canaã, fará uma caminhada, às 7h30, para conscientizar a comunidade sobre as doenças pulmonares que o cigarro pode trazer. O evento contará ainda com palestra sobre a temática da campanha deste ano.

A partir das 14h, o 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado no Poço, contará com o pneumologista, psiquiatra, a equipe do programa  e pacientes. Na unidade também haverá palestras sobre as doenças pulmonares.

As ações seguem no dia 3 de junho na USF Rosane Collor, e na USF Sérgio Quintella, localizada no bairro Santa Lúcia, será no dia 13.

 Núcleos de Tratamento do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com cinco Núcleos de Tratamento do Tabagismo em Unidades de Saúde, além de dois em parceria com o Hospital Universitário e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O objetivo do núcleo é auxiliar pessoas e  reunir pessoas que têm o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro, por uma equipe multidisciplinar.

Para participar do tratamento não há necessidade de encaminhamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Os núcleos estão no 2º Centro de Saúde (Poço), na USF Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Dídimo Otto (Benedito Bentes), USF Durval Cortez (Prado) e UBS João Paulo II (Jacintinho), além da Uncisal e HU.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH