Saúde

Maceió é capital com mais casos de hipertensão do Nordeste

No Brasil mais de 16 pessoas morrem a cada hora por causa da pressão alta

Por Tribuna Hoje, com agências 26/05/2019 11h23
Maceió é capital com mais casos de hipertensão do Nordeste
Reprodução - Foto: Assessoria

A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Maceió, capital de Alagoas, é a cidade do Nordeste com mais casos de hipertensão arterial no Nordeste e a segunda no Brasil. As informações são do Ministério da Saúde.

 As capitais que despontam são Rio de Janeiro (31,2%), Maceió (27,1%); João Pessoa (26,6%); e Vitória (25,2%). E as com menores índices, a pesquisa revela São Luís (15,9%); Porto Velho (18,0%); Palmas e Boa Vista (18,6%). Em 2017, também segundo o MS, o Brasil registrou 141, 8 mil mortes devido a hipertensão ou a causas relacionadas a essa patologia. Os dados preliminares são do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

No Brasil, aproximadamente 35% da população tem a enfermidade, segundo dados do Ministério da Saúde, mas metade nem sabe disso.

Das pessoas que têm conhecimento, 50% fazem uso de medicação, e, dessas, apenas 45% têm a pressão controlada.

Ainda de acordo com o MS, todos os dias 388,7 pessoas morrem por causa da pressão alta, perfazendo 16,2 óbitos a cada hora. Grande parte dessas mortes poderia ter sido evitada.