Saúde

9 de maio de 2019 11:19

Bernard Rangé chega a Maceió para falar sobre Transtorno de Pânico e Agorafobia

↑ (Imagem: Divulgação)

A capital alagoana de tempos em tempos recebe grandes expoentes do cenário nacional e internacional a fim de proporcionar a capacitação de profissionais e proporcionar atualizações para as mais diversas áreas. Neste sábado, 11, a partir das 8h, acontece um Workshop sobre Teoria Cognitivo Comportamental para Transtorno do Pânico e Agorafobia, com o Psicólogo e professor Dr. Bernard Rangé. O evento vai acontecer no auditório do Harmony Trade Center, na Jatiúca.

Estima-se que entre 4 e 6 milhões de brasileiros sofram com o distúrbio chamado transtorno do pânico. Nos Estados Unidos, onde foi realizado um número maior de pesquisas sobre o problema, os especialistas afirmam que 3,5% da população sofrem com o transtorno e que 71% dos casos ocorrem em mulheres.

A agorafobia é um transtorno de ansiedade envolvendo medos irreais em situações da vida em que uma pessoa se sente presa ou incapaz de ter ajuda. Cerca de uma em cada três pessoas com transtorno do pânico desenvolve agorafobia. Seu mundo pode tornar-se menor à medida que eles estão constantemente em guarda, esperando o próximo ataque de pânico. Cerca de 4% dos adultos são afetados por agorafobia; nos Estados Unidos, mais de 3 milhões de pessoas, com idades compreendidas entre o final da adolescência à meia-idade, foram diagnosticadas com esta desordem, com taxas de incidência sendo duas vezes maior para as mulheres que para os homens.

As inscrições para o workshop podem ser feitas pelo telefone: 82 9.9625-2663.

Palestrante

O Prof. Dr. Bernard Rangé é psicólogo clínico, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, ativo e respeitado psicólogo clínico, pesquisador e autor de importantes livros e artigos sobre Terapia Cognitiva e Cognitivo-Comportamental. Fundador da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) e pioneiro da Terapia Cognitiva e Cognitivo-Comportamental no Brasil, o Dr Rangé é também conhecido conferencista em eventos nacionais e internacionais da área. Sua experiência clínica é ampla e inclui especialmente terapia cognitivo-comportamental de transtornos da ansiedade, entre eles transtorno de pânico, agorafobia, transtorno da ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social e fobias específicas.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH