Saúde

Hemoal Maceió e Arapiraca não abrem no feriado do Dia do Trabalho

Unidades irão funciona internamente apenas para liberar sangue para os hospitais

Por Assessoria 30/04/2019 18h59
Hemoal Maceió e Arapiraca não abrem no feriado do Dia do Trabalho
Reprodução - Foto: Assessoria

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, não irão funcionar para coleta de sangue nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. Entretanto não haverá nenhum prejuízo para os pacientes que necessitarem de transfusões, uma vez que os órgãos funcionarão internamente para liberar os hemocomponentes para as maternidades e hospitais do Estado.

Na quinta-feira (2), as Unidades Maceió e Arapiraca voltarão a funcionar normalmente para receber doações de sangue e realizar cadastros para o Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). O Hemoal Maceió (Trapiche), situado na Rua Dr. Jorge de Lima, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.

Já o Hemoal Maceió (Farol), localizado no Hospital Veredas, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O Hemoal Arapiraca, situado na Rua Geraldo Barboza, no Centro de Arapiraca, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Quem pode doar – O candidato à doação de sangue deve ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e boa saúde. É necessário ainda, segundo o Ministério da Saúde (MS), comparecer aos postos de coleta, portando um documento de identificação com foto.

Caso seja menor de 18 anos, deve estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem a doação. São impedidos de doar sangue, permanentemente, aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e Hepatite após os 10 anos.

“As gestantes e lactentes não podem doar sangue. E, com relação os doadores habituais, a repetição do procedimento deve respeitar um prazo de três meses, no caso das mulheres. Quanto aos homens, o prazo é de dois meses”, explicou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.