Saúde
Hemoal Maceió e Arapiraca não abrem no feriado do Dia do Trabalho
Unidades irão funciona internamente apenas para liberar sangue para os hospitais
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, não irão funcionar para coleta de sangue nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. Entretanto não haverá nenhum prejuízo para os pacientes que necessitarem de transfusões, uma vez que os órgãos funcionarão internamente para liberar os hemocomponentes para as maternidades e hospitais do Estado.
Na quinta-feira (2), as Unidades Maceió e Arapiraca voltarão a funcionar normalmente para receber doações de sangue e realizar cadastros para o Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). O Hemoal Maceió (Trapiche), situado na Rua Dr. Jorge de Lima, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.
Já o Hemoal Maceió (Farol), localizado no Hospital Veredas, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O Hemoal Arapiraca, situado na Rua Geraldo Barboza, no Centro de Arapiraca, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Quem pode doar – O candidato à doação de sangue deve ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e boa saúde. É necessário ainda, segundo o Ministério da Saúde (MS), comparecer aos postos de coleta, portando um documento de identificação com foto.
Caso seja menor de 18 anos, deve estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem a doação. São impedidos de doar sangue, permanentemente, aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e Hepatite após os 10 anos.
“As gestantes e lactentes não podem doar sangue. E, com relação os doadores habituais, a repetição do procedimento deve respeitar um prazo de três meses, no caso das mulheres. Quanto aos homens, o prazo é de dois meses”, explicou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Mais lidas
-
1Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
2Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
3Manhã de sexta
Homem é encontrado morto com marca de tiro em casa abandonada no Centro de Maceió
-
4Celebração
Tecnologia e educação ganham destaque no desfile dos 102 anos de Arapiraca
-
5Primeira reunião
Judiciário inicia preparativos para novo concurso dos cartórios




