Saúde

15 de abril de 2019 16:16

Campanha de doação de sangue mobiliza alunos e comunidade na quarta (17)

A coleta será das 9h às 16h, no Colégio Santíssimo Senhor

↑ Doação de sangue (Foto: Assessoria)

Parece clichê, mas dizer que o ato de doar sangue pode salvar uma vida é algo verdadeiro e extremamente necessário. Na verdade, de acordo com dados do Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue – com cerca de 400 ml – pode ajudar até quatro pessoas. Se for levado em consideração que um mesmo doador pode doar sangue até três vezes por ano, no mínimo, 12 pessoas serão contempladas.

É comum os centros de coleta realizarem campanhas para arrecadar as bolsas de sangue. Como a demanda é muito alta, geralmente, os Hemocentros estão sempre com os estoques abaixo do recomendado.

Diante desta situação, uma vez por ano, durante a celebração da Campanha da Fraternidade, o Colégio Santíssimo Senhor realiza uma verdadeira corrente de solidariedade e mobiliza alunos, familiares, funcionários e colaboradores, além da comunidade, para que possam doar sangue.

Desta vez, a arrecadação acontecerá no dia 17 de abril (quarta-feira), das 9h às 16h, na própria instituição de ensino, que fica localizada no Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria, na parte alta da capital.

“É um momento já consolidado dentro da nossa escola. Com esta ação do Hemoal enviar uma equipe para o Colégio nós conseguimos atrair um grande número de doadores. É uma atividade muito enriquecedora, pois mostramos aos nossos alunos o verdadeiro sentido da solidariedade”, observa a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Gorette Rodrigues.

De acordo com a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, o engajamento de instituições em campanhas deste tipo é muito importante. “Além de funcionar de segunda a sábado para coletar sangue em sua sede, o Hemoal Maceió promove coletas externas para facilitar o acesso dos voluntários. Para isso, contamos com a parceria de igrejas, associações, universidades, ONGs [Organizações Não Governamentais], órgãos públicos, empresas, escolas e colégios, como a Santíssimo Senhor, que praticam a responsabilidade social”, salientou ao informar que o agendamento pode ser feito por meio do telefone 3315-2109.

Para participar da doação, alguns critérios precisam ser seguidos como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado, por isso evite comidas gordurosas e aguarde até 2 horas para doar; e apresentar documento original com foto.

Fonte: Assessoria

Comentários