Saúde

Ceia de Natal: nutricionista diz que pode comer de tudo, mas não tudo!

Excesso na comida e na bebida alcoólica pode causar cólicas intestinais, cansaço e dores de cabeça

Por Assessoria 24/12/2018 09h04
Ceia de Natal: nutricionista diz que pode comer de tudo, mas não tudo!
Reprodução - Foto: Assessoria

A ceia de Natal é uma tentação para muita gente, mas o exagero pode ser prejudicial à saúde. O excesso na comida e na bebida alcoólica pode causar cólicas intestinais, cansaço, dores de cabeça, comprometendo o bem estar no dia seguinte.

A boa notícia é que se pode comer de tudo, mas não tudo! A nutricionista do Hapvida, Débora Pinheiro, garante que é totalmente possível participar da ceia, sem radicalismo, apenas controlando o que se coloca no prato.

A nutricionista explica que para se ter uma ceia mais leve e sem exageros é necessário direcionar a atenção para as proteínas e fibras. Recomenda que na composição do prato é preciso dar preferência a carnes magras, como o Peru, e optar por frutas como damasco, ameixas, para enriquecer e deixar seu prato mais saboroso. Outra recomendação é escolher farofas sem bacon ou linguiça e arroz com mais grãos.

Débora Pinheiro alerta, ainda, para que se evite os exageros durante a ceia. “Nada de passar o dia sem comer. Isso tem tudo para dar errado”, alerta, esclarecendo que é melhor optar por pratos menores, controlando a porção servida, isso faz toda diferença. Vale lembrar ainda que a relação com os alimentos deve ser a mais natural e agradável possível.