Saúde
PAM Salgadinho comemora Dia Nacional da Homeopatia
Programação tem início nesta quarta, às 8h, com realização de práticas integrativas
O Programa de Homeopatia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que funciona no bloco J do PAM Salgadinho, realiza uma comemoração dupla nesta quarta-feira (21) para celebrar o Dia Nacional da Homeopatia e também os 16 anos da implantação no Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitou aos pacientes uma forma de tratamento de doenças mais natural e humanizado.
A programação tem início nesta quarta, às 8h, com a realização de práticas integrativas – Lian Gong, Dança Circular, Reiki, Biomagnetismo e Yoga. Às 10h, uma mesa comemorativa abordará o tema “Homeopatia no SUS: 16 anos de história e desafios na Saúde Integral”. E às 11h, será feita a aposição de uma placa comemorativa em alusão à data, seguida de coffee break.
Ainda dentro da comemoração, o Programa estará promovendo, na quinta-feira (22), das 9h às 12h, novas atividades no bloco J. A manhã será iniciada com uma roda de conversa com os usuários acerca das ações do Programa e dos benefícios do método terapêutico na qualidade de vida dos pacientes. Em seguida, haverá novamente a realização de práticas integrativas aberta à participação de todos. Ao final, será feito o sorteio de brindes e uma confraternização entre os usuários do Programa.
Homeopatia
Em Maceió, o Programa de Homeopatia é oferecido pelo PAM Salgadinho há 16 anos. Considerada como um sistema terapêutico alternativo que contempla a totalidade do ser humano, ao invés de tratar as doenças de forma isolada, a homeopatia atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos naturais, com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.
De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.
O Programa funciona no Bloco J e conta com uma equipe que realiza atendimentos durante a manhã e a tarde. A maioria dos pacientes que procura pelo atendimento é composta por crianças, mulheres e homens idosos. Os males mais comuns para tratamento de crianças são as alergias. Já os adultos buscam a homeopatia para tratar dores articulares e questões ligadas à ansiedade, insônia, enxaquecas e doenças crônicas de forma geral.
Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam ter prévio encaminhamento médico e a marcação para as consultas ocorre pelo Complexo Regulador da Assistência (Cora).
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas