Saúde

Diabéticos devem ter cuidado redobrado com a pele

Doença deixa a pele desidratada e mais sensível

Por Assessoria 15/11/2018 10h25
Diabéticos devem ter cuidado redobrado com a pele
Reprodução - Foto: Assessoria

Segundo dados divulgados na oitava edição do Atlas Diabetes, da Federação Internacional do Diabetes (sigla em inglês IDF), mais de 420 milhões de adultos no mundo sofrem da doença e a estimativa é que até 2045, haverá cerca de 629 milhões de pessoas diabéticas.

Além dos cuidados com a alimentação e com os níveis de glicose no sangue, os diabéticos precisam dar atenção especial à pele, que fica mais sensível com a doença. No diabetes, a ausência ou insuficiência de insulina faz com que a glicose não entre nas células e o açúcar permaneça na circulação. Com altos índices de açúcar no sangue, a pele cede mais de água para o resto do corpo e se desidrata.

Entre as consequências dessa desidratação estão a presença de rachaduras, que servem como abertura para microrganismos, e uma cicatrização mais lenta.

Com o objetivo de orientar àqueles que possuem a doença, os farmacêuticos da Extrafarma listam os produtos que podem ser encontrados nas lojas da rede e contribuem com a hidratação da pele.

Leite de calêndula

Indicado para a hidratação diária, é rico em extratos de calêndula e camomila e vitamina E, que tem propriedades regeneradoras e calmantes. Além disso, possui propriedades emolientes, combinando água e óleo e atuando na epiderme, tornando a pele mais macia.

Água termal

Com pH neutro e alcalino, o produto é indicado para peles sensíveis. Além disso, contribui com a reposição de sais minerais, tem ação antioxidante e calmante, melhorando inflamações e irritações em peles sensibilizadas pelo diabetes ou por outros problemas, como dermatite atópica, psoríase, eczemas, alergias, rosácea e assaduras. O produto pode ser usado diariamente, após a higienização do corpo e antes da aplicação do hidratante, protetor solar e maquiagem.

Sabonete de glicerina

A glicerina contém propriedades umectantes, o que ajuda a pele a manter sua umidade natural. Além disso, sua composição química possui poucas toxinas.

Hidratantes com aloe vera

Os hidratantes que contêm a planta em sua composição possuem propriedades regeneradoras e antibacterianas. Recomenda-se aplicar o produto logo após o banho, já que os poros estão dilatados e favorecem a absorção do creme.

“O ideal é que a pele seja hidratada diariamente com produtos à base de ureia e óleos vegetais. No caso da ureia, são indicadas formulações com apenas 10% da substância na composição, pois, acima desse percentual, ela gera uma esfoliação que pode machucar a pele já fragilizada”, afirma Thais Pereira, farmacêutica da Extrafarma.