Saúde

10 de setembro de 2018 17:14

Secretaria de Saúde de Maceió estimula prevenção de câncer entre servidoras

Iniciativa acontece em alusão à Campanha Outubro Rosa e tem como objetivo identificar o acesso das servidoras aos exames citopatológicos de colo de útero e à mamografia bilateral de rastreamento

↑ (Imagem: Divulgação)

Para incentivar a prevenção do câncer de colo do útero e detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher, está realizando uma enquete com as servidoras da pasta. A iniciativa acontece em alusão à Campanha Outubro Rosa e tem como objetivo identificar o acesso das servidoras aos exames citopatológicos de colo de útero e à mamografia bilateral de rastreamento.

“Na campanha anual do Outubro Rosa intensificamos nossas ações com o público externo. Este ano, estamos voltando os olhos também para o nosso público interno, as servidoras que atuam no cuidado com a saúde da população, reforçando essa atitude preventiva também dentro de todos os ambientes de trabalho da SMS”, afirmou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Dórea.

Suzângela ressalta que a detecção precoce é um dos métodos mais eficientes para o diagnóstico do câncer. No câncer de mama, 95% dos casos diagnosticados no início têm chance de cura, alguns estudos já apontam 100%.

A ação da SMS pretende incentivar as servidoras a aderirem às atividades da Campanha Outubro Rosa e faz o seguinte chamamento: “Mulher, ame-se, encoraje-se, cuide-se. Se toque, um simples toque pode salvar vidas”. Para participar da enquete, basta acessar o link https://servicos.sms.maceio.al.gov.br/administrativo/enquete/valida/cpf ou o link específico da enquete na página da SMS (http://www.maceio.al.gov.br/sms/) na internet.

Estatísticas

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estatísticas indicam aumento da incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. A estimativa de casos novos para Maceió é de 270 e de 560 para Alagoas. O câncer de mama possui excelente prognóstico quando detectado precocemente.

O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, é um tipo de câncer considerado 100% prevenível. O método de rastreamento do câncer de colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. A faixa etária preconizada de rastreamento é de 25 a 64 anos.

Fonte: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde / Texto: Cássia Oliveira

Comentários

MAIS NO TH