Saúde

4 de setembro de 2018 08:19

Nutricionista recomenda frutas e legumes para vida saudável

Dia do Nutricionista levanta importância de procurar um profissional capacitado antes de começar uma dieta alimentar

↑ Ao TH Entrevista, Samira Inis diz que dieta receitada pelo nutricionista leva o paciente a ter um melhor funcionamento do corpo e evita doenças (Foto: Jonathan Canuto)

O Dia do Nutricionista foi comemorado no último dia 31 de agosto e o TH Entrevista conversou com Samira Inis, que falou sobre os benefícios de uma boa alimentação. A profissional destaca que o consumo de frutas, legumes e grãos diariamente leva à melhora do funcionamento do corpo, principalmente do trânsito intestinal.

“Nós nutricionistas priorizamos as três principais refeições do dia, que é o café da manhã, o almoço e o jantar, com dois lanches saudáveis nos intervalos. A dieta receitada por um nutricionista leva o paciente a ter um melhor funcionamento do corpo e evita o diabetes, a pressão arterial e o excesso de peso”, explica Samira Inis.

Sobre os famosos jejuns, a nutricionista recomenda cautela e sempre a orientação de um profissional habilitado. “Alguns jejuns são recomendados, mas depende do organismo de cada pessoa. Na internet estão circulando tutoriais sobre o jejum intermitente, mas ninguém deve praticar sem antes conversar com um nutricionista”, recomendou.

As pessoas que praticam esportes e frequentam academias também precisam ter essa preocupação com a alimentação. É preciso que haja a orientação do nutricionista. “Se a pessoa que está praticando atividade física não se alimentar de forma adequada, ela pode sofrer lesões musculares futuramente. É preciso um planejamento alimentar adequado para cada pessoa”, explicou a nutricionista.

CRIANÇAS

Samira Inis alerta aos pais sobre o consumo de alimentos industrializados para as crianças. “A minha maior recomendação é que os pais descasquem mais os alimentos. Uma comida pronta de supermercado, industrializada, nunca será mais saudável do que as naturais. É preciso evitar frituras, alimentos com muito sal ou açúcar, que podem ocasionar problemas futuros para essas crianças”.

Por fim, Samira Inis destaca que para se alimentar bem, não precisa gastar muito. “Uma alimentação saudável não requer altos custos. O prato tem que ser colorido e variado. Também é recomendado que se mastigue bem os alimentos, porque comer apressado não é saudável. E não se deve esquecer que nutricionista é o único profissional capacitado para recomendar uma dieta. Vamos começar a nos alimentar bem para termos uma vida mais saudável?”, ressaltou a profissional.

 

Fonte: Tribuna Independente / Thayanne Magalhães

Comentários

MAIS NO TH