Saúde

9 de agosto de 2018 17:01

Evento em alusão ao Agosto Dourado reúne comunidade na USF Carla Nogueira

Mês voltado para o incentivo e conscientização da importância do aleitamento materno

↑ (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

Mães, gestantes e a comunidade em geral da Unidade de Saúde da Família (USF) Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes, participaram de um evento em alusão ao Agosto Dourado, mês voltado para o incentivo e conscientização da importância do aleitamento materno, na manhã de quarta-feira (8).

A programação iniciou com um café da manhã para recepcionar os participantes. Em seguida, foram ministradas palestras com multiprofissionais sobre ansiedade na gestação e amamentação, importância da prática para o desenvolvimento da criança, benefícios para mãe e filho e a doação de leite materno. Além disso, as participantes trocaram experiências em uma roda de conversa e várias mães participaram de uma amamentação coletiva, conhecida como mamaço.

Juliana Cavalcante, enfermeira da unidade, destacou a participação da comunidade. “O evento superou nossas expectativas, tivemos bastante gestantes e lactantes, houve muita troca de informações, elas tiraram dúvidas, desmitificaram conceitos. E foi fundamental o envolvimento de toda a equipe da unidade”.

Para a enfermeira técnica da coordenação de Saúde da Criança, Rosário Vasconcelos, a ação visa mostrar os benefícios da amamentação. “O leite materno é um alimento de padrão ouro de qualidade, essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil e que refletirá na vida adulta”.

Homenagens

A equipe da USF foi presenteada com um laço dourado em reconhecimento às ações voltadas à saúde da criança desenvolvidas durante todo o ano.

Tendo em vista a assistência especial prestada pela unidade às crianças acometidas pela Síndrome Congenita do Zika Vírus da comunidade, a enfermeira Juliana Cavalcante foi presenteada com a mascote do Grupo de Acolhimento Ciranda do Cuidado, a mamãe Coruja, representando todo o amor e cuidado que as mães têm por seus filhos.

Estiveram presentes na ocasião a equipe apoiadora do aleitamento materno da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Coordenação Geral de Atenção Primária, Saúde da Criança e Alimentação e Nutrição, além dos integrantes da USF Carla Nogueira.

Fonte: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde / Texto: Graziela França

Comentários

MAIS NO TH