Saúde

14 de maio de 2018 16:54

Treinamento sobre instrumentais cirúrgicos busca prevenir prejuízos

Equipe bem treinada é um dos itens para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos

↑ Urologista Mário Ronalsa e a enfermeira Maria Clara Ferreira, supervisora do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Maceió, fazem treinamento para profissionais de enfermagem e esterilização (Foto: Assessoria da Santa Casa de Maceió)

Você sabia que existem instrumentais e equipamentos cirúrgicos que chegam a custar até R$ 100 mil. E que se não forem manuseados corretamente podem ser danificados e gerar prejuízos para o hospital? Você sabia que uma equipe bem treinada é um dos itens para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos?

Por tudo isso, o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Maceió iniciou uma série de cursos de capacitação envolvendo seus profissionais de enfermagem e a equipe da Central de Material e Esterilização (CME), que lida diariamente na higienização e esterilização de todo ferramental utilizado nas cirurgias.

O primeiro convidado do projeto foi o urologista Mário Ronalsa, que levou diversos instrumentos utilizados na endourologia para o auditório Sizenando Nabuco, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. “Uma equipe qualificada favorece que os resultados para o paciente também sejam positivos”, comentou o urologista Mário Ronalsa após uma das palestras.

Já a supervisora do Centro Cirúrgico Maria Clara Ferreira frisou que este é a primeira edição da iniciativa, que deve incluir outras especialidades médicas e outras áreas como compras, auditoria etc. Os 80 profissionais inscritos receberam informações sobre procedimentos urológicos, instrumentais, cuidados no manuseio entre outros.

Representando a empresa Handle, a consultora de negócios Aida Barros lembrou que os equipamentos e instrumentais são sensíveis e que qualquer manuseio incorreto pode danificá-los. “O instrumental pode ser danificado até na hora de retirar da embalagem, no transporte e na esterilização”, alertou Aida Barros.

Fonte: Assessoria da Santa Casa de Maceió

Comentários

MAIS NO TH