Saúde

25 de abril de 2018 15:06

3º Workshop Latin Alagoas acontece nesta quinta (26)

Um modelo estadual para o Brasil

↑ 3° Workshop Latin Alagoas (Imagem: Divulgação)

Nesta quinta-feira(26) médicos e autoridades alagoanas reúnem-se a partir das 14h, no Hotel Best Western, durante o 3° Workshop LATIN Alagoas – um modelo estadual pra o Brasil, para celebrar o avanço no diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio na rede SUS.

O programa America Telemedicina Infarct Network (LATIN) promove o intercâmbio de informações médicas de um local a outro via comunicações eletrônicas de forma rápida e eficaz. Desde a sua implantação em junho de 2016, já tendeu mais de 20 mil pessoais e vem revolucionando o atendimento as vítimas de infarto em Alagoas cujo diagnóstico acontece com agilidade, evitando sequelas e mortes em razão de problemas cardíacos. A eficácia na execução do programa premiou Alagoas com o melhor desempenho do país no diagnóstico e tratamento o infarto na rede SUS do Brasil.

A evolução do LATIN Alagoas é o reflexo do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, executado no HGE, gerido pela Fundação Cordial – braço social do Hospital do Coração de Alagoas, sob supervisão do cardiologista Dr. Ricardo César, coordenador do LATIN em Alagoas, que tem ajudado a salvar vidas e provocado mudança radical na forma de atender os usuários do SUS, tornando Alagoas um modelo estadual para o Brasil.

PROGRAMAÇÃO 3° WORKSHOP LATIN ALAGOAS

DATA: 26 de Abril / das 14h às 18h

LOCAL: Hotel Best Western

14h

Início do evento – Boas-Vindas

ü Pocket Show Quarteto de Cordas Filarmônica de Alagoas

14h15 – 14h45

Abertura

ü Gov. Renan Filho / Sec. Christian Teixeira / Dra. Marta Celeste de Oliveira – Gerente HGE / Dr. Ricardo César Cavalcanti – Coord. Programa LATIN Alagoas / Dr. José Wanderley Neto – Presidente de Honra Fund. Cordial.

14h45 – 15h45

Panorama do LATIN na América Latina

ü Wilson Martins

15h15 – 16h

Coffe Break

16h – 17h15

Colóquio – Problemas e Soluções

ü Coordenação: Dr. Ricardo César Cavalcanti / Dra. Janaina Gouveia / Wilson Martins

ü UPAS – Maceió – Dra. Sandra Gico / UPAS – Interior – Dr. Adailton Leão / SAMU – Major BM Dárbio Alvim / HGE – Dr. Alex Vieira / Hemodinâmica HGE – Dr. Acelino Souza

17h15 – 18h

Lançamento do HUB Hospital do Coração de Alagoas – Encerramento

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA LATIN:

Ao ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o paciente com suspeita de infarto é submetido a um eletrocardiograma, que é transmitido via internet para análise na Central de Telemedicina do Hospital do Coração de Alagoas. O laudo com o resultado retorna para a equipe da UPA em até dez minutos, informando se é necessário ou não submeter o paciente ao trombolítico, medicamento que desobstrui as artérias do coração. Se confirmado o diagnóstico de infarto, o paciente é encaminhado para o serviço de Hemodinâmica do HGE, onde recebe todos os cuidados necessários.

No interior, o Latin funciona nas UPAs de Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos e Coruripe, além de Arapiraca, no Hospital Regional. Em Maceió, o serviço está disponível nas UPAs do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH