Saúde

Secretaria de Saúde leva ações de saúde para a Grota do Cigano

Moradores foram vacinados e orientados sobre prevenção da dengue e ISTs

Por Fonte: Assessoria 20/09/2017 16h59
Secretaria de Saúde leva ações de saúde para a Grota do Cigano
Reprodução - Foto: Assessoria

Em mais uma iniciativa do Programa Vida Nova nas Grotas, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizaram, nesta quarta-feira (20), uma série de ações na Grota do Cigano, em Mangabeiras. Além de vacinar crianças e adolescentes que precisavam atualizar o cartão de vacinação, foram prestadas orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e como prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Durante o evento foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, realizada aferição de pressão e disponibilizados testes glicemia. Paralelamente, os moradores da comunidade também assistiram palestras sobre higiene bucal e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo a coordenadora do programa, Elma Liliane de Araújo, as ações levaram informações e serviços importantes, que podem prevenir doenças como Aids, dengue, zika e chikungunya. “A vacinação é essencial para a segurança de todos, especialmente das crianças. E com o conhecimento sobre prevenção, as pessoas podem viver de forma plena, sem arriscar sua saúde”, destacou.

Promoção da Saúde – Também durante o evento foram repassadas informações sobre a importância de uma vida saudável. “Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos ampliam a qualidade de vida e evitam o surgimento de diversas mazelas”, ressaltou Elma Liliane de Araújo.

Presente ao evento, a moradora Jesseane Januário, aproveitou a oportunidade e levou seus filhos para serem vacinados. “É sempre bom que eventos assim aconteçam nas comunidades e traga mais conhecimento e ações para todos”, salientou.

A moradora Janeide Paulina assistiu palestra sobre prevenção da dengue, zika e chikungunya. “Saber mais sobre a nossa saúde é essencial para que possamos agir de forma correta, evitando problemas mais graves. Também aproveitei e ação da Sesau para atualizar o meu calendário vacinal”, reforçou Janeide.