Saúde
Irmandade da Santa Casa de Maceió empossa novos irmãos e lança livro
Publicação tem a chancela dos renomados historiadores Douglas Apratto e Cármen Lúcia Dantas

O provedor Humberto Gomes de Melo empossou na manhã de sexta-feira (15), no centro de convenções do Hotel Jatiúca, 39 novos irmãos na Irmandade da Santa Casa de Maceió. O evento marcou ainda o lançamento do livro “Visão de Futuro e Inovação - 2003 a 2013 - A década em que a Santa Casa de Misericórdia de Maceió se transformou em referência hospitalar”. (leia mais na reportagem abaixo).
Na solenidade, o provedor saudou os novos irmãos e destacou a importância do evento para a instituição. “De autoria dos historiadores Douglas Apratto e Cármen Lúcia, esta obra deixa registrado para a história os dez anos em que a Santa Casa de Maceió iniciou seu salto para o futuro”, disse Humberto Gomes de Melo.
Secretariado pelo oncologista Marcos Davi Melo, o provedor convidou cada um dos novos irmãos para assinarem o termo de posse.
Representando os irmãos empossados, o ex-deputado e secretário de Saúde de Maceió José Thomaz Nonô falou de seu orgulho em fazer parte de uma das mais antigas instituições em atividade no País.
“Num momento de crise, o que diferencia instituições estatais, privadas e filantrópicas de sucesso é a gestão. A Santa Casa tornou-se exemplo justamente por causa da gestão implantada pelo dr. Humberto, o que deve ser motivo de orgulho para todos nós alagoanos”, comentou Nonô.
O ex-deputado Alexandre Toledo, igualmente empossado na solenidade, também enfatizou a gestão e a experiência do provedor em escolher e articular uma equipe comprometida com a excelência.
Livro resgata curiosidades históricas e a evolução da Santa Casa de Maceió
A Santa Casa de Maceió lançou na manhã de sexta (15) o livro “Visão de Futuro e Inovação - 2003 a 2013 - A década em que a Santa Casa de Misericórdia de Maceió se transformou em referência hospitalar”.
Em 84 páginas repletas de imagens, análises e infográficos, Cármen Lúcia e Douglas Apratto resgatam o caminho percorrido pela instituição entre 2003 e 2013, apresentando a estratégia adotada pela gestão do provedor Humberto Gomes de Melo para levar o hospital a outro patamar de excelência.
Uma das mais emblemáticas conquistas, resultado de tudo o que foi realizado na última década, foi justamente a conquista da Acreditação Internacional. “Trata-se de um feito quase impossível em tempos de crise. Falar em excelência quando muitas Santas Casas e hospitais filantrópicos estão fechando as portas ou em dificuldade financeira é digno de registro para as atuais e para as futuras gerações”, comentou Douglas Apratto ao apresentar o livro.
E foi além: “Dr. Humberto foi o elo de transição de um modelo tradicional de gestão para um focado na excelência e na qualidade, sem deixar de lado seus princípios fundamentais”.
A obra traz fatos de hoje e de ontem, alguns desconhecidos do público nos primeiros anos da instituição, como a posse de um delegado como provedor, a nomenclatura inicial da instituição entre outras curiosidades.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Preocupação
Carros elétricos: MPAL obtém retorno do CBMAL sobre recargas com íons de lítio em edifícios
-
5Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?