Saúde

Hemoal Trapiche amplia horário de atendimento aos sábados

Horário da unidade, que era das 8h às 12h, será esticado até às 17h

Por Fonte: Assessoria 08/09/2017 17h58
Hemoal Trapiche amplia horário de atendimento aos sábados
Reprodução - Foto: Assessoria

Os alagoanos que não dispõem de tempo para doar sangue de segunda a sexta-feira, não terão mais desculpas para praticar o gesto solidário. Isso porque, a partir deste sábado (9), o horário de atendimento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Trapiche, que funcionava das 8h às 12h, vai ser ampliado, passando a receber voluntários até às 17h.

Além de atender nos dois turnos, o funcionamento para coleta de sangue não será interrompido no horário do almoço, assim como já ocorre de segunda a sexta-feira, cujo atendimento acontece das 7h às 18h. Com esta ação, a Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas espera aumentar o número de doações de sangue, mantendo o estoque estabilizado para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado.

De acordo com a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, para assegurar a ampliação do horário de atendimento, houve reforço nas escalas dos técnicos que compõem a equipe multidisciplinar do órgão. “Trabalhamos com o foco de manter nosso estoque estabilizado e, para isso, adotamos mais esta estratégia, com o propósito de que todos que desejem se candidatar à doação de sangue, não encontrem empecilho para praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas”, salientou.

Hemovan – E outra estratégia adotada pelo Hemoal para facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue, é a Hemovan, que transporta grupos pequenos de pessoas até a sede do órgão, após prévio agendamento. Esses grupos, segundo explica Verônica Guedes, são formados por um quantitativo de pessoas que não possibilita a realização de coleta externa e, por isso, o Hemoal envia uma Van para transportá-los até a sua sede, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, em Maceió.

Para acionar o serviço, basta ligar para o Setor de Captação de Doadores de Sangue, no telefone 3315 2109, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A Hemovan, que atende grupos formados por igrejas, associações, empresas, escolas e universidades, também está disponível no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), cujo contato é o 3521- 4934.

Critérios para Doação – A gerente do Hemoal chama a atenção para quem pode se candidatar à doação de sangue. Além de ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 kg e estar em perfeito estado de saúde, os voluntários devem comparecer aos postos de doação portando um documento de identificação com foto.

"Com relação aos menores de 18 anos, devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis, para que estes autorizem a doação. Ficam impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Quanto as gestantes e lactentes, não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um prazo de três meses para as mulheres e de dois para os homens", salientou Verônica Guedes.