Saúde
Hemodiálise: coordenação debate transporte de pacientes
Atualmente, 350 pacientes fazem uso desse transporte para se deslocar às sessões de hemodiálise
No intuito de estimular uma relação de harmonia e a humanização do trabalho dos profissionais responsáveis pelo transporte de pacientes, a Coordenação de Hemodiálise da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o II Encontro Motivacional e Educativo com os condutores de vans que atuam nessa área no município.
Na reunião, conduzida pela coordenadora Marinalva Acioli, 12 dos 23 condutores ligados ao setor foram estimulados a fazer um relato do desenvolvimento de suas atividades no dia a dia do serviço e da convivência com os pacientes, assim como a dar sugestões para a melhoria desse trabalho.
“No transporte dos pacientes, os profissionais lidam constantemente com situações de estresse: o trânsito, o horário corrido e, principalmente, o alto risco decorrente da enfermidade, que denota a importância da atividade deles nesse processo. Por isso, procuramos acompanhá-los continuamente para que essa relação seja o mais equilibrada e saudável possível”, afirmou Marinalva.
A psicóloga da SMS, Karina Moura, realizou uma dinâmica com os profissionais, incentivando-os a compartilhar os sonhos e objetivos que tinham para colocar em prática no futuro. O exercício revelou inúmeras habilidades pessoais e foi utilizado como ponto de partida para as orientações da psicóloga, de como saber buscar esses objetivos com qualidade de vida.
O encontro – que terá uma segunda etapa em breve, para envolver os demais condutores da Coordenação – foi encerrado com um lanche e a distribuição de um kit de higiene (máscara, luva e álcool em gel). A iniciativa foi considerada positiva , tanto pela Coordenação quanto pelos condutores.
“Acho importante a Coordenação ter a preocupação de nos orientar e também ouvir nossas dificuldades”, disse o motorista Erivaldo Ferreira.
O transporte
Atualmente, 350 pacientes fazem uso desse transporte para se deslocar às sessões de hemodiálise, que acontecem diariamente, de segunda a sábado, incluindo feriados, em três turnos diferentes.
A coordenadora do serviço explica que para ter acesso ao transporte do município, o paciente precisa fazer a solicitação por meio de processo administrativo. O processo é aberto no setor de protocolo da SMS, onde é necessário preencher uma ficha cadastral e apresentar o atestado médico solicitando o transporte e identificando sua necessidade, comprovante de residência, Cartão SUS, RG e CPF.
Com o procedimento encaminhado, a Coordenação de Hemodiálise realiza uma visita domiciliar para conhecer e constatar as necessidades do paciente, tornando-o apto para a inclusão no serviço, seguindo critérios como data de entrada do processo, condições de saúde do paciente e rotas dos veículos.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano