Saúde

Secretaria leva ações de prevenção aos moradores do Jacintinho

Iniciativa foi realizada nesta quarta-feira (16), por meio do Programa Vida Nova nas Grotas

Por Assessoria 16/08/2017 18h48
Secretaria leva ações de prevenção aos moradores do Jacintinho
Reprodução - Foto: Assessoria

Moradores da Grota do Canal Cinco, no bairro Jacintinho, em Maceió, foram contemplados com uma ação educativa e preventiva, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Realizada por meio do Programa Vida Nova nas Grotas, a iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (16), disponibilizando diversos serviços de saúde.

Além de aferição de pressão arterial e glicose, os moradores tiveram acesso a testes rápidos para sífilis e HIV. Também foram disponibilizadas vacinas para a atualização do calendário de imunização e proferidas palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e higiene bucal.

Ainda durante a ação educativa, foram distribuídas camisinhas masculinas e lubrificantes. E como estratégia para a redução dos focos do mosquito Aedes aegypti, foram prestadas orientações aos moradores, visando evitar o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya.

“A informação é a principal estratégia contra a proliferação do mosquito. Os participantes atuam como multiplicadores do conhecimento, passando o que aprenderam para pessoas próximas e auxiliando na segurança de todos”, explicou a técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau, Elma Araújo.

Prevenção – Ela ressaltou que esta iniciativa, tem o propósito de prevenir sérios problemas de saúde, como pressão alta e diabetes, além de desmistificar problemas de saúde adquiridos durante as relações sexuais. “O constrangimento e o tabu que ainda cercam o tema da sexualidade, faz com que as pessoas não saibam como se prevenir e procurar tratamento”, destacou Elma Araújo.

A técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau evidenciou, ainda, que o uso de preservativo ainda é o método mais seguro para prevenir as ISTs. “O sexo é parte da vida adulta e deve ser praticado de forma responsável”, reforçou.

Beneficiada – Presente ao evento, a moradora da comunidade, Regina Nazário, de 62 anos, compareceu a ação e aproveitou para atualizar seu calendário vacinal. Ela também foi orientada sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outras doenças.

“Aprendi muito sobre como me prevenir contra doenças como dengue, zika e chikungunya e pude tomar vacinas, a exemplo da hepatite. Espero que ações como essa sejam intensificadas e se tornem cada vez mais parte da rotina de nossa comunidade”, destacou Regina Nazário.