Saúde

Hospital Regional de Santana lança campanha de amamentação

Por Assessoria 03/08/2017 09h17
Hospital Regional de Santana lança campanha de amamentação
Reprodução - Foto: Assessoria

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), lançou, nesta segunda-feira (31), em Santana do Ipanema, a campanha de aleitamento materno, com o objetivo de incentivar a prática. Com o tema "Agosto Dourado: Amamentar Vale Ouro”, o HRCRM irá desenvolver durante essa semana uma série de atividades para sensibilizar seus usuários e colaboradores sobre a importância da amamentação.

A programação faz parte do projeto “Agosto Dourado”, que integra o calendário oficial de eventos comemorado no mundo inteiro e representa uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno.

Na abertura, o HRCRM orientou as puérperas e gestantes e distribuiu laços dourados em alusão à campanha. No decorrer dos dias será dada continuidade às ações que envolverão entrega de folders informativos sobre a importância da amamentação, entrevista em rádio local com pediatra, realização de corrente simbólica com usuárias, lançamento de balões dourados no saguão do hospital, rodas de conversas, dinâmicas interativas, divulgação em televisões da unidade de fotos das colaboradoras amamentando e entrega de brinde.

A campanha conta com a participação da Coordenadora do Serviço Social,  Simone Fernandes, a Articuladora Interna da Rede Cegonha, Suelane Lopes, o Pediatra, Anderson Guedes, a Enfermeira Neonatologista, Laila Taíne, a Supervisora da Obstetrícia, Tássia Medeiros, além de contar com o envolvimento de todos que fazem a família HRCRM e os Doses de Alegria para encerrar a semana com muita animação na próxima quinta-feira (3).

Uma ação da Gerência assistencial, Coordenação de enfermagem, Supervisão da obstetrícia e NEP.

Importância da amamentação

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

Alimento exclusivo

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.