Saúde

Arapiraca recebe prêmio internacional de saúde pública em Brasília

O projeto Pré-Natal do Parceiro recebeu menção honrosa na categoria planejamento reprodutivo e familiar

Por Assessoria 15/07/2017 10h00
Arapiraca recebe prêmio internacional de saúde pública em Brasília
Reprodução - Foto: Assessoria

A experiência Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca, de autoria da enfermeira e coordenadora municipal de saúde da criança no município, Lousanny Rocha, foi apresentada e premiada nessa sexta-feira (14) na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.

O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Na ocasião, a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, afirmou que o município se destacou ao receber um prêmio internacional de saúde em Brasília. “Trata-se do reconhecimento ao trabalho da nossa enfermeira Lousanny. Obrigada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas pela escolha do nosso trabalho e obrigada a todos que fazem a equipe de saúde de Arapiraca”, ressaltou.

O projeto trata da participação do homem no pré-natal da mulher e, diante da experiência realizada, constatou-se que 94% dos homens do grupo estudado desconheciam o projeto pré-natal do parceiro. O objetivo do trabalho é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde, além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez.

Os dados apresentados revelam que é necessário intensificar estratégias afim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde. Para captação e sensibilização dos pais na participação do pré-natal do parceiro foram realizadas palestras e rodas de conversas com a comunidade, por meio de salas de espera, grupos de gestantes, crianças e de idosos.

Nesses encontros, era informada a implantação do pré-natal do parceiro na Unidade Básica de Saúde e a importância do envolvimento dos pais. Foram confeccionados convites individuais aos pais como forma de atraí-los para as consultas de pré-natal e grupos.

A solenidade contou com a presença de gestores, técnicos e várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como do representante da Opas no Brasil, Jaime Nadal Roig.