Saúde

Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para problemas de visão

A celebração, em 10 de julho, é iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por Diário do Nordeste 10/07/2017 10h13
Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para problemas de visão
Reprodução - Foto: Assessoria

O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, é um alerta da OMS sobre problemas como a deficiência na visão e a cegueira. 

A Organização calcula que mais 290 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave, sendo 90% dos casos em países em desenvolvimento.

O alerta é para os problemas que a falta de cuidados com os olhos pode provocar. Por isso, mais do que apenas visitar regularmente o oftalmologista, algumas recomendações básicas de rotina podem fazer a diferença na hora de cuidar da saúde dos olhos:

Evite o uso excessivo de colírios: Corticoides em excesso ou se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma ou catarata. 

Consulte sempre o oftalmologista para verificar qual solução é a mais indicada.

Cuidado com o sol: Usar óculos escuros ajuda a reduzir a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade. 

Não basta usar lentes escuras sem fator de proteção para raios ultravioletas (UV). A exposição em excesso aos raios UV pode atuar como agravante no desenvolvimento de doenças como catarata e provocar a redução da visão decorrente da morte de células da retina.

Manter a região dos olhos limpa: Maquiagens podem causar reações alérgicas. Marcas de qualidade ou hipoalergênicas ajudam a evitar problemas na região dos olhos. 

Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol.

Evitar coçar a região dos olhos: Pode dar uma sensação de alívio, entretanto, em casos de alergias ou irritações, isso pode piorar ainda mais o quadro. 

Para reduzir a coceira decorrente de clima seco, ou outros fatores externos, hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Isso ajuda a manter os olhos sempre úmidos.

Usar protetor ocular em situações de risco, como manuseio de solda e esmeril, por exemplo, é essencial seguir à risca a recomendação de prevenção. 

Nesses casos, óculos de proteção são fundamentais para evitar que acidentes aconteçam.