Saúde

Em palestra, neuropsicólogo orienta como amenizar falhas de memória

Participantes do Curso de Envelhecimento Ativo terão primeiro módulo da palestra "Memória e Envelhecimento"

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 30/06/2017 16h24
Em palestra, neuropsicólogo orienta como amenizar falhas de memória
Reprodução - Foto: Assessoria

Os participantes do Curso de Envelhecimento Ativo participarão nesta segunda (03/07) do primeiro módulo da palestra “Memória e Envelhecimento” com o neuropsicólogo Jerônimo Veras. Em pauta, as falhas de memória que progressivamente acompanham o ser humano durante o processo de envelhecimento. Mas, conforme frisa Jerônimo Veras, é possível amenizar os efeitos do esquecimento por meio de exercícios propostos pela neurociência. Este, inclusive, será um dos pontos altos da palestra.

Conforme relata Veras, nos últimos cinquenta anos não só a expectativa de vida aumentou (em 1960 era de 54 anos e 2015 de 75,5 anos), mas principalmente a expectativa da vida também cresceu, ou seja, as pessoas fazem mais planos, estudam, viajam e trabalham. “Apesar de enfrentarem dificuldades – familiares, financeiras, na saúde -, estão vivendo mais e com melhor qualidade”, diz Jerônimo Veras.

Números

Baseado na SIS 2016 (Síntese de Indicadores Sociais), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística alerta que o grupo de pessoas com mais de 60 anos cresceu em velocidade superior à da média mundial, saindo de 9,8% em 2005 para 14,3% em 2015. O relatório assinala que o país está se aproximando da taxa projetada em países desenvolvidos.

O detalhe: é que, segundo Veras, muitos deles são responsáveis financeiramente pelo domicílio que residem, tendo sob seus cuidados filhos, netos e outros parentes. “A tendência é que assumam, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade brasileira, transformando-se numa força trabalhadora, eleitoral e de consumo, influenciando mais decisivamente não só nas decisões políticas, mas também na produção e serviços oferecidos.”

E prossegue: “Provavelmente teremos então produtos mais saudáveis nas prateleiras dos supermercados, programas de televisão com entretenimento e informação responsáveis, edificações e vias públicas adaptadas, além de uma maior cobrança das políticas públicas (saúde, educação, transporte, segurança).”

O Geasc

Os encontros do Geasc ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió.

O projeto é gratuito e voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.