Saúde

Unidade de dor torácica investe em tecnologia e protocolos para salvar vidas

Investimentos da Santa Casa de Maceió na área de dor torácica tiveram início nos anos 1980

Por Assessoria 27/06/2017 16h39
Unidade de dor torácica investe em tecnologia e protocolos para salvar vidas
Reprodução - Foto: Assessoria

A literatura médica estima que no Brasil cerca de 8% a 10% dos atendimentos em salas de emergência são de pacientes com sintomas de dor torácica, sendo a maioria com suspeita de síndrome coronariana aguda (infarto e angina).

Por outro lado, cerca de 2% a 3% dos pacientes com síndrome coronariana aguda acabam sendo indevidamente liberados das salas de emergência sem ter a doença reconhecida ou ao menos suspeitada. Esse público acaba entrando nas estatísticas, que apontam entre 300 mil e 400 mil infartos do miocárdio por ano no País.

Como resposta a essa preocupação, a Santa Casa de Maceió vem constantemente aperfeiçoando suas instalações da Emergência Cardíaca: a Unidade de Dor Torácica Dr. Alfredo Ramiro Basto, localizada no primeiro andar da Emergência 24 Horas.

Os investimentos da Santa Casa de Maceió na área de dor torácica tiveram início nos anos 1980, quando foram implantadas as primeiras unidades de emergência cardíaca e coronariana de Alagoas.

Em 2008, a instituição tornou-se pioneira em Alagoas ao implantar um setor especializado em dor torácica dentro da Emergência Cardíaca 24 Horas.

O serviço disponibiliza leitos exclusivos equipados com monitor cardíaco, instrumental para ressuscitação cardiorrespiratória, eletrocardiograma, laboratório de análise sanguínea, serviço de hemodinâmica (cateterismo cardíaco), ecocardiograma e ergometria (teste ergométrico) de sobreaviso 24 horas.

“O atendimento na Unidade de Dor Torácica Santa Casa foi planejado com base em protocolos adotados mundialmente pela comunidade científica. Tais protocolos permitem padronizar a assistência, auditar resultados e otimizar custos de atendimentos”, considerou o médico José Márcio Tenório.

“A unidade prioriza e facilita o acesso ao paciente com dor torácica, além de fornecer uma estratégia diagnóstica e terapêutica organizada visando a excelência, rapidez e resolução no atendimento”, finalizou Tenório.