Saúde

HGE e Unidade do Agreste atendem mais de mil pessoas no final de semana

Unidade de Emergência do Agreste realizou 347 atendimentos de sábado (17) até o domingo (18)

Por Agência Alagoas 19/06/2017 17h29
HGE e Unidade do Agreste atendem mais de mil pessoas no final de semana
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante o último fim de semana, os dois hospitais de urgência e emergência do Estado atenderam 1.049 pessoas. Deste total, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram 702 atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e 347 na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

No HGE,  casos clínicos que deveriam ser atendidos em outras unidades, representaram a maioria dos atendimentos, totalizando 511 casos. Também foram atendidas 123 vítimas de acidentes casuais, 33 vítimas de acidentes de trânsito e 16 por agressões de arma branca e de fogo.

Do sábado (17) até a terça-feira (18), o HGE também atendeu três vítimas de acidentes de trabalho e duas vítimas de queimaduras. Ainda de acordo com a Sesau, neste período foram internadas 110 pessoas, realizados 24 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e 507 pessoas receberam alta médica.

UE do Agreste

Já na Unidade de Emergência do Agreste, dos 347 atendimentos realizados do sábado (17) até o domingo (18), os casos que mais chamaram a atenção foram os atendimentos a 84 pessoas vítimas de colisões e quedas de motos. Também neste período, foram atendidas 61 vítimas de quedas da própria altura, conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD).

O hospital também registrou dois atendimentos por agressão com arma de fogo e três vítimas de agressão com arma branca (faca e facão). Seis pacientes foram internados por conta de picada de escorpião e nove pessoas foram atendidas por estarem com corpo estranho no olho.

Dos 347 pacientes que deram entrada na Unidade de Emergência do Agreste no último fim de semana, 327 receberam alta médica. Ainda segundo o relatório divulgado pelo NPD, 20 continuam internadas e em observação médica.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 216 atendimentos no último fim de semana. Deste total, foram 51 a vítimas de acidentes de trânsito, sendo 21 em Maceió e 30 em Arapiraca.

No último fim de semana foram dois atendimentos relacionados à arma de fogo em Arapiraca. Quanto às vítimas de arma branca, foram contabilizados dois atendimentos, também realizados em Arapiraca.

Ainda de acordo com a Sesau, no último final de semana os atendimentos relacionados a surtos psiquiátricos e a usuários de drogas foram nove. Deste total, foram cinco em Maceió e quatro em Arapiraca.