Saúde

Secretaria orienta servidores da segurança pública sobre saúde no trabalho

Vacinação, teste de glicemia, orientação nutricional e confecção de Cartão SUS foram ofertados

Por Assessoria 07/06/2017 17h41
Secretaria orienta servidores da segurança pública sobre saúde no trabalho
Reprodução - Foto: Assessoria

O trabalho exercido pelos servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) os deixa em constante alerta, ocasionando altos níveis de estresse, além de ocasionar algumas doenças ocupacionais. Para conscientizá-los sobre a necessidade de cuidar do próprio bem-estar, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) realizou uma ação de saúde nesta quarta-feira (7), no prédio sede da SSP, no Centro de Maceió.

A ação foi realizada por técnicos do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de Alagoas (Cerest/AL), que disponibilizou vacinas para imunizar os servidores contra influenza, hepatite B, tétano e tríplice viral, além de consultas com médicos do trabalho.

Segundo Gardênia Santana, supervisora do Cerest/AL, esses servidores recebem uma carga de estresse muito alta, inerente às condições de trabalho, e podem desenvolver algumas doenças.

“Entre os profissionais da SSP encontramos diversas situações de doenças cardíacas, úlceras osteomusculares e algumas doenças mentais. Por meio desta ação podemos mostrar para cada pessoa se existe algum risco de saúde e quais cuidados devem ser tomados para a situação não se agravar”, salientou Gardênia Santana.

Alerta Ligado

O cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Helton Magno, 32 anos, trabalha no Setor de Rádio Escuta da SSP. Ele aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacinação e verificar a pressão arterial e os níveis de glicemia.

“A única anormalidade detectada foi durante a avaliação nutricional, onde as nutricionistas constataram um leve sobrepeso pelo IMC [Índice de Massa Corpórea]. Agora, com essa informação, já liguei o alerta para mudar alguns hábitos alimentares e aumentar o ritmo nos meus exercícios físicos diários”, contou o bombeiro, que está há 11 anos no CBM/AL.

O coronel Jaírison Melo, superintendente de Integração da SSP, exaltou a parceria entre os órgãos para promover a saúde entre os servidores da segurança pública, disseminando a cultura de prevenção às doenças.

“Pelo ritmo do nosso trabalho diário, temos pouco tempo para cuidar da saúde e, geralmente, só procuramos alguma orientação quando estamos doentes. Com esta ação pudemos orientar os profissionais para que tenham uma melhor qualidade de vida e possam cuidar do cidadão alagoano”, afirmou.

A Sesau também levou orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tuberculose, hanseníase e hepatite B, além de sessões de tratamento de pele e massagem.