Saúde

Alagoas só vacinou 67% do público-alvo até agora contra influenza

Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 9 de junho

26/05/2017 20h45
Alagoas só vacinou 67% do público-alvo até agora contra influenza
Reprodução - Foto: Assessoria

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, que seria encerrada nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até o próximo dia 9 de junho em todo o Brasil. A decisão ocorreu porque até agora o País só havia vacinado 60,5% do público-alvo e Alagoas 67%, quando o percentual mínimo estipulado é de 90%.

Em números absolutos, em Alagoas, 648.688 pessoas devem ser vacinadas, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI). Isso representa que, para alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, ainda faltam vacinar 22% do público no Estado.

Com a prorrogação, a técnica do PNI/AL, Arlete Farias, ressalta que o público-alvo que ainda não recebeu a vacina deve se dirigir aos postos de saúde, nos 102 municípios. “Houve a prorrogação, mas a população tem que entender que não pode deixar para se vacinar na última hora. A vacina é gratuita, segura e protege contra uma série de vírus que podem levar à morte”, salientou.

Incidência

O alerta da técnica do PNI de Alagoas se baseia no fato de que, até esta sexta-feira (26), Alagoas já notificou 37 casos suspeitos da Influenza. Deste total, nove foram descartados e um óbito está sob investigação, segundo a Assessoria de Doenças Imunopreveníveis da Sesau. 

Alerte Farias lembrou que devem se vacinar contra a Influenza as crianças entre seis meses a menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas e professores das redes pública e privada. Também fazem parte do público-alvo, os povos indígenas, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e a população privada de liberdade.

Contra Indicações

Quanto às proibições para se vacinar, a técnica do PNI em Alagoas informou que estão impossibilitados apenas àqueles que são alérgicos à proteína do ovo. Também é vetada a vacina se o usuário estiver com algum sintoma de gripe, a exemplo da febre, tosse, dor e cabeça, nos músculos, articulações e na garganta.