Saúde

Secretaria alerta sobre a baixa procura pela vacina contra o HPV

Ela previne contra vírus que podem ocasionar câncer de útero, boca e pênis

Por Assessoria 23/05/2017 16h45
Secretaria alerta sobre a baixa procura pela vacina contra o HPV
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo disponível em quantidade suficiente nos postos de saúde dos 102 municípios, a vacina contra o HPV não tem sido procurada pelo público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde (MS). Uma situação que preocupa a assessoria técnica do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), uma vez que essa vacina evita o desencadeamento do vírus que pode ocasionar os cânceres de útero, pênis e boca.

Por esta razão, é necessário que as meninas de nove a 14 anos, os meninos de 12 a 13 anos, além dos homens e mulheres vivendo com o vírus HIV e AIDS, na faixa etária entre nove e 26 anos, procurem os postos de saúde. Isso porque, a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95%, mas o índice atingido em Alagoas é de apenas 11,45%, em razão da baixa procura pela vacina.

“Temos um estoque de oito mil doses, que serão distribuídas para os 102 municípios de Alagoas e têm validade somente até agosto. Mas é necessário que o público-alvo procure os postos para se vacinar, porque o HPV pode trazer sérios problemas de saúde, entre eles o câncer, que neste caso é evitável por meio da imunização”, ressaltou a técnica do PNI/AL, Claudeane Nascimento.

Ela ressalta que a vacina contra o HPV imuniza contra quatro tipos do vírus e previne contra a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil que é o câncer do colo do útero. Já no caso dos meninos, ajuda no combate ao câncer de pênis e de boca, além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

Claudeane Nascimento adiantou que os municípios estão recebendo as doses das vacinas conforme os gestores vão solicitando. “Os municípios precisam traçar estratégias para atingir o maior número de pessoas do público-alvo. Para isso é necessário realizar busca ativa nas escolas para imunizar crianças e adolescentes”, ressaltou a técnica do PNI/AL, ao evidenciar que “a população também deve ter a iniciativa de ir aos postos de saúde para se proteger contra a doença”.

Duas Doses – A técnica do PNI/AL informou que o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde prevê duas doses da vacina contra o HPV, em um intervalo de seis meses. Para as mulheres e os homens que vivem com o vírus HIV e AIDS, o esquema vacinal muda para três doses, com a segunda aplicada dois meses após a primeira e a terceira depois de seis meses.