Saúde

Dermatologista destaca os cuidados para ter uma barba grande e saudável

Por Assessoria 22/05/2017 10h32
Dermatologista destaca os cuidados para ter uma barba grande e saudável
Reprodução - Foto: Assessoria

“O uso da barba grande requer mais cuidados. Pela proximidade com a boca, pode haver maior contaminação. Então, sempre aparar os pelos e nunca deixar cobrindo os lábios”. Esta é um dos alertas da dermatologista Michelle Bonfim, do Hapvida Saúde, sobre os cuidados que os homens devem ter com a barba. O tema vem à tona pelo crescimento de adeptos no mundo. Em alguns casos, os homens que optam por barba mais cheia e longa também fazem a combinação de um cabelo também grande. Quem utiliza este modelo pode ser chamado de “lenhador” e tem feito sucesso entre os públicos masculino e feminino.

A empresária Carmem Melo é uma das mulheres que admira o uso da barba. “Acho super charmoso um homem que usa barba grande e cheia, principalmente se ele também tiver um cabelo longo e usar preso, estilo coque. Mas, confesso que não é qualquer barba. Ela precisa estar cheirosa e limpinha, né?”, destaca.

Os pelos da barba são estimulados pelos hormônios masculinos, por isso, no homem, a barba tem os pelos mais grossos e densos. “A barba cheia, estilo lenhador, muito em moda neste momento, precisa de cuidados redobrados, principalmente de muita higiene. Não é mais saudável, porém, também não tem nenhum malefício em usá-la, apenas requer mais atenção e cuidados”, afirma a dermatologista. Ela lembra, ainda, que é importante também ressaltar que a barba cheia vai depender muito da genética. “Tem homens que apresentam falhas na barba, barba rala, pouca barba. Mesmo com todos os produtos que temos no mercado, a genética ainda é preponderante e determinante para uma barba cheia”, afirma Michelle.

Os pelos podem favorecer o desenvolvimento de foliculites e acne pela maior oleosidade. Então, para ter uma barba bonita, saudável e higiênica é preciso atenção e higiene. “A primeira coisa é sempre lavar a barba com mais dedicação e cuidado do que até mesmo os cabelos. Deve-se lavar a barba 2 vezes ao dia [manhã e noite], com sabonetes ou xampu apropriados. Se tiver seborreia deve lavar com xampu anticaspa, pois pela localização está mais propensa a dermatites e infeções, fora o mau cheiro se não for feita a higiene correta. O uso de vitaminas prescritas também pelo seu médico ajudam também na manutenção de uma barba bonita. E sempre usar produtos direcionados para o seu tipo de pele”, destaca a médica. 

Outro aspecto que tem chamado a atenção é o crescimento de um mercado voltado a atender este público masculino. Em Maceió, já é possível ver grandes barbearias sendo inauguradas, muitas delas utilizando, inclusive, fotos de homens barbados ou “lenhadores” em seus layouts. Mas a dermatologista alerta sobre os cuidados na hora da escolha da barbearia. “Ao escolher a barbearia sempre ver a higiene do local, se usam materiais descartáveis, lâminas descartáveis, os produtos que fazem uso, se são de qualidade, isto é imprescindível. Quanto aos cosméticos sempre escolher os que estão de acordo com seu tipo de pele, se oleosa, mista ou seca. O ideal é consultar um dermatologista e avaliar qual o melhor produto para o seu tipo de pele e para os cuidados com a barba”, reforça a profissional do Hapvida.

Michelle lembra, ainda, que quem não gosta de barba o ideal é se barbear em dias alternados, deixando alguns dias sem fazer a barba para a pele poder descansar um pouco, como,  por exemplo os finais de semana. Para quem gosta de manter a barba cheia, aí vai variar a periodicidade de acordo com o ritmo de crescimento e também o desenho da barba que escolheu.

“Fazer a barba mais de uma vez por semana não causa nenhum problema, porém o ideal é deixar a pele descansar sem usar a lâmina por 2 ou 3 dias. Usar produtos pós-barba e hidratar a pele após fazer a barba, de acordo com o seu tipo de pele. Isso são alguns cuidados que podem ser feitos, e que ajudam bastante na manutenção de uma pele bonita e cuidada”, diz a dermatologista. 

E os cuidados não são apenas por estética. “Se os fios são muito secos pode-se usar condicionador com cuidado, pois o mesmo pode estimular acne e seborreia. Barba grande não protege a pele, pelo contrário, se mal cuidada pode acumular sujeiras e impurezas, estimulando dermatite, seborreia, acne e foliculite. Então, o cuidado com a barba deve ser constante”, finaliza.