Saúde

Mães recebem orientação sobre a importância de doar leite materno

Ação fez parte da abertura da Campanha Doação de Leite Materno, no Centro de Arapiraca

Por Ascom Arapiraca 22/05/2017 12h49
Mães recebem orientação sobre a importância de doar leite materno
Reprodução - Foto: Assessoria

“Amamento a minha filha diariamente, mas ela não dá conta da quantidade de leite que possuo. Sempre quis doar o excesso, mas não sabia como e onde fazer. É uma tristeza ver tanto alimento sendo desperdiçado e não poder fazer nada. Agora, com as orientações que recebi, poderei contribuir com outras mães e bebês”, destacou Maria do Carmo da Silva, mãe da pequena Laíres Emanuelle, de 4 meses.

Esse foi o depoimento de uma das mães abordadas pelas técnicas do Banco de Leite Humano Ivete França Lima, durante a abertura da campanha de Doação de Leite Materno, que aconteceu nesta sexta-feira (19), na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca.

Muitas foram as orientações repassadas às mulheres que transitavam pelo centro comercial da cidade. Orientações essas, dadas não só a elas, mas também aos seus parceiros, amigos e demais acompanhantes.

O preparo do frasco para guardar o leite ordenhado, higiene pessoal antes de iniciar a coleta, um local adequado para retirar o leite, como retirar o leite das mamas, onde guardar e como conservar foram algumas das dicas dadas pelas técnicas do Banco de Leite Humano.

Mãe experiente de dois filhos, sendo um de 15 e outro de 8 anos, Deysiane Gomes está a espera da pequena Valentina, que chega ao seu sexto mês de gestação e está bem perto de ganhar o mundo.

Ela, assim como outras mulheres, teve dificuldades para amamentar seus dois primeiros filhos, pois, não produzia muito leite em suas mamas. Devido a isso, nunca pôde doar, porém, há completa intenção de fazer o bem, caso, nessa gravidez, produza leite o suficiente para alimentar a Valentina e sobre para as doações.

Lucas Ferreira

“Acho um gesto lindo, mas eu nunca pude doar. Das outras vezes que amamentei eu não produzia tanto leite e, as vezes, mal dava para amamentar. Espero que dessa vez a minha menina se alimente direitinho e, se sobrar, eu quero muito poder doar”, afirmou Deysiane Gomes.

As atividades conitnuarão nos dias 23 e 25 de maio, terça e quinta-feira, no Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, na Rua São Francisco, e na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, na Rua Fernandes Lima.

Confira a programação:

DATA

HORA

LOCAL

23 de maio

9h

Visita técnica à sala de ordenha do Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho.

25 de maio

9h

Visita técnica à sala de ordenha da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.