Saúde

Samu de Arapiraca realizou mais de 1.200 atendimentos de trânsito em quatro meses

Atendimentos ocorreram nas cidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco

Por Ascom / Sesau-AL 19/05/2017 16h34
Samu de Arapiraca realizou mais de 1.200 atendimentos de trânsito em quatro meses
Reprodução - Foto: Assessoria

No primeiro quadrimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou mais 1.200 atendimentos de trânsito nos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Os dados são do Setor de Arquivo Médico e Estatístico (Same) da Central de Regulação de Urgências Médicas da Regional Arapiraca. O levantamento foi feito nos quatro primeiros meses de 2017, de janeiro a abril.

Na região, o maior índice de acidentes de trânsito está relacionado à queda de moto, com um total de 470 ocorrências, seguido por colisões entre carro e moto, com 242.

Em terceiro lugar surgem as colisões entre motos, totalizando 136 casos.

“As estatísticas refletem o quadro epidemiológico dos agravos de trânsito da região, onde as motocicletas se apresentam como um dos principais meios de transporte. A sua utilização inadequada, sem o uso dos equipamentos de proteção, como capacete, luvas e outros itens, além da condução irresponsável, têm gerado danos e sequelas à população”, afirmou o assessor técnico do Samu Arapiraca, Fabiano Lúcio de Almeida.

Além do uso adequado do capacete, o respeito às leis de trânsito, especialmente à direção defensiva, e o respeito ao pedestre são posturas essenciais a todos os condutores no dia a dia no trânsito, destacou Fabiano Lúcio de Almeida.

Ainda de acordo com ele, “o Estado tem realizado a sua parte, mediante campanhas educativas, a exemplo das realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mas é preciso que a população se conscientize que a melhoria do trânsito começa com a educação para a convivência social”, ressaltou.