Saúde

Defensoria Pública e Instituto Anis realizam evento sobre Zika em Alagoas

Evento, aberto ao público, terá como palestrante a pesquisadora Débora Diniz que apresentará relatório feito pelo Instituto Anis sobre os impactos do Zika em Alagoas

Por Assessoria / Defensoria Pública de Alagoas 15/05/2017 10h40
Defensoria Pública e Instituto Anis realizam evento sobre Zika em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Defensoria Pública do Estado sediará, nesta quarta-feira (17), o evento “Zika em Alagoas: a urgência dos direitos”, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdepeal), em parceria com o Instituto de Bioética (Anis). O momento servirá para apresentação do relatório do estudo  feita pelo instituto sobre a epidemia do vírus em Alagoas e a situação das famílias afetadas.

O evento, que será gratuito e aberto ao público, terá como palestrante a Doutora Débora Diniz, pesquisadora do tema e autora do livro “Zika: do Sertão nordestino à ameaça global”, e será realizado a partir das 9h30, do dia 17, no Auditório da sede da Defensoria, na Av. Fernandes Lima, Gruta de Lourdes.

Parceria

Desde fevereiro deste ano, o Instituto Anis atua em parceria com a Defensoria Pública, ofertando suporte técnico e científico e na promoção de eventos pertinentes à temática de proteção de direitos humanos no contexto da crise de saúde pública do vírus zika.

No mês passado, as instituições atuaram em parceria na promoção do evento “Deu Zika em Maceió”, organizado pela Esdepeal e voltado para profissionais da saúde, líderes comunitários assistência social, que teve como finalidade apresentar dados sobre o Zika em Alagoas, discutir do cenário atual e seus desafios.

ANIS

Com 17 anos de atuação, a Anis é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pela pesquisa social, incidência política, litígio estratégico e projetos de comunicação sobre violações e defesa de direitos, em campos como direitos sexuais, direitos reprodutivos, deficiências, saúde mental, violências e sistemas penal e socioeducativo.

O Instituto Anis tem desenvolvido um trabalho de pesquisa e apoio as famílias afetadas pelo vírus zika em todo o país. Em Alagoas, promoveu um grande levantamento sobre a epidemia e suas consequências no estado.

Sobre a palestrante

Débora Diniz é professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero. É membro da Câmara Técnica de Ética e Pesquisa em Transplantes do Ministério da Saúde e membro do Advisory Committee do Global Doctors for Choice / Brasil. É vice-chair do board da International Women's Health Coalition. Desenvolve projetos de pesquisa sobre bioética, feminismo, direitos humanos e saúde. Foi pesquisadora visitante na University of Leeds, Reino Unido (Gender Studies); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto de Medicina Social); Instituto Oswaldo Cruz (Comunicação, Informação e Saúde); University of Michigan, Estados Unidos (Law Faculty); University of Toronto, Canadá (Law Faculty e Joint Center for Bioethics); Universidade de Sophia, Tóquio (Iberoamerican Institute); Cermes, França (Centre de Recherche, Médecine, Sciences, Santé, Santé Mentale, Societé); University of California at Berkeley, Estados Unidos (Sociology Department); e University of Leiden, Holanda (Department of Anthropology). Integra a equipe do blog Vozes da Igualdade (www.vozesdaigualdade.org.br).

Currículo: http://lattes.cnpq.br/3865117791041119

SERVIÇO

Evento: Zika em Alagoas: a urgência dos direitos

Objetivo: Apresentação de relatório da pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Bioética Anis em Alagoas

Entrada Franca

Local: Auditório da sede da Defensoria Pública do Estado, Avenida Fernandes Lima, Gruta de Lourdes.

Data: 17 de maio

Horário: 9h30

Informações: 3315-2785 ou [email protected].