Saúde
Secretaria fará intervenção para prevenir a esquistossomose entre quilombolas
Ação irá beneficiar 16 dos 102 municípios, totalizando 24 comunidades
A primeira a ser contemplada será a Quilombo, em Santa Luzia do Norte. Para isso, nesta segunda-feira (15), às 10h, técnicos da Assessoria Técnica de Políticas Transversais da Sesau irão realizar uma reunião com os gestores do município e, em seguida, irão se deslocar até a Comunidade Quilombo. “Iremos avaliar todas as comunidades quilombolas de Alagoas para garantir que a esquistossomose esteja recebendo a atenção necessária”, destacou o assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, Robert Lincoln.
Ele ressaltou que a esquistossomose é uma doença que envolve aspectos sociais, econômicos e culturais. “Ela não pode ser vista como um problema individual ou de um grupo específico, mas dentro de um conjunto de fatores que são parte da vida da população de determinada região”, salientou.
A doença
A esquistossomose é uma doença parasitária provocada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. Ela é mais comum em áreas rurais e nas periferias das cidades. A doença é considerada grave, podendo levar o paciente ao óbito. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dor muscular, além de inflamação no fígado e baço, em alguns casos.
O contágio é mais comum em pessoas expostas a águas contaminadas em rios, córregos e lagos. A doença é contraída pela pele, tendo o homem como hospedeiro definitivo e o caramujo como hospedeiro intermediário.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões