Saúde

Farmacêuticos alertam para riscos da automedicação

Organização Mundial de Saúde aponta dados preocupantes no uso indiscriminado de remédios

Por Assessoria 05/05/2017 11h16
Farmacêuticos alertam para riscos da automedicação
Reprodução - Foto: Assessoria

O uso indiscriminado de remédio traz grandes riscos à saúde. A ingestão de medicações sem a orientação médica pode causar intoxicações, intolerâncias, dependência química e morte. No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, especialistas ressaltam que cabe ao médico identificar os sintomas e definir o tratamento adequado para cada paciente.

Os farmacêuticos alertam para riscos da automedicação. "O uso inadequado de remédios apresenta índices alarmantes na ineficácia dos tratamentos de saúde e no agravamento de doenças", aponta o coordenador do curso de Farmácia e Biomedicina do Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió - UNINASSAU Maceió.

O dia 05 de maio foi a data escolhida para debater com a sociedade sobre os riscos à saúde, causados pelo uso irracional de medicamentos.  "Ouvir a opinião de conhecidos ou repetir a dosagem de experiências anteriores são prejudiciais para o diagnóstico e tratamento de doenças", disse a professora de Farmácia Mariana Oliveira.

O professor Luís Carlos destaca a importância do farmacêutico na prevenção e orientação social. "Nosso papel é fundamental para o controle da automedicação, não permitindo a liberação de remédios sem prescrição ou instruindo sobre o uso de medicamentos dispensados".