Saúde

Defensoria discute com secretarias e hospitais realização de cirurgias de urologia

Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos busca acordo para garantir o retorno de procedimentos cirúrgicos suspensos há meses pelo SUS em Maceió

Por Assessoria / Defensoria Pública de Alagoas 05/05/2017 15h54
Defensoria discute com secretarias e hospitais realização de cirurgias de urologia
Reprodução - Foto: Assessoria

O coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado, Daniel Alcoforado, se reuniu, na manhã desta sexta-feira (5), com representantes das secretarias de saúde do Estado e Município de Maceió e de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir o retorno da realização de diversos procedimentos cirúrgicos na área de urologia, especificamente cirurgia de câncer de próstata e rim, nefrolitotripsia percutânia e ureterolitotripsia, atualmente suspensos.

Durante o encontro, os representantes dos hospitais Sanatório, Santa Casa e do Açúcar expuseram os motivos que os levaram a suspender as cirurgias e debateram com entes públicos. Os hospitais se comprometeram a apresentar proposta detalhada, com valores concernentes a cada procedimento até a próxima quinta-feira (11). A Defensoria encaminhará a proposta dos hospitais às secretarias até o final da próxima semana.

Uma nova reunião ficou agendada para a quinta-feira (18), às 9h, na sede da Defensoria Pública, localizada na Av. Fernandes Lima, momento em que os gestores devem apresentar proposta definitiva de valores para garantir a retomada dos procedimentos.

A reunião contou com a presença do representante Sociedade Brasileira de Urologia, Mário Ronalsa, Vera Lucia da Silva e Rogério Barbosa, da Secretaria Estadual de Saúde, Deraldo Souza, da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Borges de Mendonça, Dácio Guimarães e André Melo, do Hospital Santa Casa de Maceió,  Divânio Duarte, Alexandre Malta, Hospital do Acúcar, Júlio Bandeira e José Hélcio Vaz da Consta, do Hospital Sanatório.