Saúde

Sesau e municípios discutem expansão do Teste Rápido de Zika

Reunião acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, no Cremal, em Maceió

Por Agência Alagoas 03/05/2017 20h58
Sesau e municípios discutem expansão do Teste Rápido de Zika
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá reunir representantes dos municípios alagoanos para discutir a expansão do Teste Rápido de Zika em Alagoas. O encontro, que vai ocorrer nesta quinta-feira (4), às 9h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), irá reunir os coordenadores da Atenção Básica e técnicos das Vigilâncias Municipais dos 102 municípios do Estado.

Durante a reunião será definido quais municípios passarão a disponibilizar o Teste Rápido de Zika, atuando como referência para cada região. Isso porque, atualmente, ele está disponível no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), em Maceió, somente para gestantes e recém-nascidos até seis meses de idade.

De acordo com Cristina Rocha, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, os Testes Rápidos de Zika estarão disponíveis nos laboratórios municipais que dispuserem de equipamentos necessários para a realização do exame. “Um dos pré-requisitos é que os laboratórios municipais disponham de uma centrífuga, que é imprescindível para a realização do exame”, salientou.

Christina Rocha ainda ressaltou sobre a importância da disponibilização dos Testes Rápidos de Zika, porque segundo ela, eles apresentam um indicativo para iniciar o tratamento do paciente o mais cedo possível. “O teste rápido é uma ferramenta muito importante para os profissionais de saúde, permitindo a obtenção de um resultado mais imediato, indicando o melhor caminho para o tratamento da doença”, ressaltou.