Saúde
Conselho confirma denúncia de sobrecarga de trabalho da enfermagem no HGE
Segundo denúncia, algumas alas do hospital estariam com a quantidade de profissionais de enfermagem muito abaixo do esperado
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, Zandra Candiotti, junto com a Conselheira Leidjane Ferreira de Melo, estiveram nesta quinta-feira (27) pela manhã no Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE) para fazer uma averiguação in loco e confirmar denúncia recebida pelo Coren-AL de sobrecarga no trabalho de enfermagem do HGE.
Segundo denúncia recebida pelo Coren-AL, algumas alas do hospital estariam com a quantidade de profissionais de enfermagem muito abaixo do esperado para atender ao número de pacientes internados. Ao comparecer na área vermelha clinica, foi possível constatar pela presidente do Coren-AL o subdimensionamento da equipe de enfermagem na ala, que no momento contava com 46 pacientes e apenas com 3 enfermeiras e 3 técnicos de enfermagem para atender a todos. Segundo a escala dos profissionais, no dia haveria 5 técnicos de enfermagem no entanto 2 haviam faltado. Mesmo com uma escala de 5 técnicos e 4 enfermeiros, o dimensionamento não é o ideal para o quantitativo de pacientes.
A presidente do Coren-AL procurou a coordenação de enfermagem para maiores esclarecimento sobre a situação. A coordenação de enfermagem do HGE informou que já havia sido solicitado á Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas mais profissionais para disponibilizar assistência na ala, no entanto, na contagem para o dimensionamento dos profissionais no local são contados apenas os leitos oficiais que a estrutura física permite, que são 15 leitos. Não é contabilizado pela SESAU os leitos de corredor, que, junto com os oficiais, chegam no total a contabilizar de 40 a 50 leitos.
Segundo a presidente do Coren-AL, Zandra Candiotti, a situação do trabalho de enfermagem no HGE fere as condições humanas de trabalho do profissional, que encontra-se sobrecarregado.
“Presenciamos uma situação em que 3 enfermeiro e 3 técnicos de enfermagem estavam tendo que prestar assistência a 45 leitos, esse número de profissionais é muito abaixo do esperado para uma situação dessas, existe um subdimensionamento superior a 50%. A situação é muito grave para esses profissionais” alerta a presidente
Relatório de fiscalização do HGE
Zandra lembra ainda que a situação do HGE já vem sendo acompanhada pelo Coren-AL desde 2015, quando foi elaborado um relatório de fiscalização denso e completo pela equipe de fiscalização. Esse relatório consta irregularidades de aspectos específicos da Enfermagem , assim como também descreve condições de trabalho e características institucionais que comprometem sobremaneira a assistência a população. O documento foi encaminhado para o Ministério Público Federal e Estadual, assim como também para a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Segundo a presidente do Coren-AL, até agora nenhuma providencia foi tomada pelos órgãos para melhoria da qualidade do trabalho em Enfermagem .
Sobre as constatações de hoje, Zandra Candiotti explica que será feita uma denúncia junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Trabalho, assim como também será anexado ao processo as constatações de hoje. Além disso, a presidente do Coren-AL pretende reunir-se novamente com a coordenação de enfermagem do Hospital para analisar possibilidades e encaminhamentos oficiais.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas