Saúde

Vacina impede doação de sangue por quatro semanas; doe sangue antes

Ao se vacinar, as pessoas ficam protegidas contra o vírus da gripe, mas os bancos de sangue ficam desprotegidos

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 20/04/2017 13h39
Vacina impede doação de sangue por quatro semanas; doe sangue antes
Reprodução - Foto: Assessoria

Você sabia que as pessoas vacinadas precisam esperar quatro semanas para doar sangue e plaquetas? Aí você pergunta, e o que eu tenho a ver com isso?

Ao se vacinar, as pessoas ficam protegidas contra o vírus da gripe, mas os bancos de sangue ficam desprotegidos, com estoques de sangue quase zerados.

“Esse quadro crítico põe em risco a vida de pessoas que, por exemplo, recebem plaquetas para tratar a leucemia, assim como daqueles que precisam submeter-se a cirurgias de emergência”, alertou a assistente social Maria Luiza Inácio dos Santos, do Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió.

Com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, os doadores de sangue terão de ficar de quarentena, impactando diretamente os estoques dos bancos de sangue em todo o País.

Como esta semana a Santa Casa de Maceió vacinará seus mais de 2.800 colaboradores, então a instituição também iniciou uma campanha para estimular a doação de sangue antes da vacinação. A campanha destina-se não somente aos colaboradores, mas também à sociedade

Requisitos básicos para doação:

Estar em boas condições de saúde e alimentado;

Ter entre 18 e 60 anos;

Pesar no mínimo 55kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Horários para doação: Das 7:30 às 11h e das 13 às 16h.

Para mais informações, ligar para: 2123-6240 e 2123-6098.